Três Palmeiras realizou a 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar

15/01/2014

Organizada pelo Governo Municipal de Três Palmeiras “Gerando Oportunidades e Desenvolvimento”, Secretaria Municipal de Agricultora, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater a 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar foi um sucesso com a participação da comunidade trespalmeirense e regional. Realizada nos dias 11 e 12 de janeiro o evento buscou valorizar a produção de uvas e dos produtos produzidos na agricultura familiar de Três Palmeiras.

A 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar aconteceu no ginásio municipal de esportes que foi decorado especialmente para receber o público visitante. Estiveram compondo o palanque oficial do evento as soberanas Marciane Goffi, Simone Bueno e Naiara Zapani, o Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias e sua esposa Ana Paula Serafini, Vice Prefeito Magal e sua esposa Suzana de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ademir Possa, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Ivar Pavan, Presidente da 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar Gilson de Andrade e sua esposa Elizete de Andrade, Secretário Municipal de Agricultura Oldonei Santin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Norma Willers, Rogério Kohlrausch representando o deputado federal Osmar Terra, Presidente da Associação dos Agricultores da Colônia do Pito Gilson Hauenstein e Presidente da Associação Comercial e Industrial Sidemar de Oliveira.

Prefeitos da região e demais autoridades municipais e regionais estiveram prestigiando o evento. Em seu pronunciamento o Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias falou sobre o trabalho intenso de vários dias realizado por diversas pessoas para receber o público e relatou o incentivo que vem sendo feito pelo governo municipal aos agricultores do município, sendo um exemplo disso a implantação de agroindústrias familiares que estão em fase de construção.

Na noite do sábado além do saboroso jantar foi realizado apresentação do Coral Municipal que encantou o público com lindas canções italianas. Desde o mês de outubro de 2013, vinte e cinco pessoas voluntárias, da cidade e interior de Três Palmeiras, ingressaram na arte da música. Com ensaios semanais às terças feiras sempre com muita alegria e entusiasmo e sob a coordenação do Professor Mateus de Oliveira Gonçalves o Coral Italiano apresentou as musicas Litro de Vino, Bela Polenta, La Madona e Merica, Merica, Merica.

O Grupo de danças típicas formado recentemente com apoio do Governo Municipal encantou o público. As danças inéditas apresentadas na noite foram: pouporri de chote, Samba, Tango, pouporri de danças argentinas, rock, pouporri de danças alemãs e pouporri de danças italianas.

O CTG Coxilha das Palmeiras se apresentou com o seu grupo Mirin e Adulto resgatando a cultura gaúcha. O Grupo italiano de Três PalmeirasIntalini In Brasile também se apresentou, para encerrar a noite aconteceu show com o cantor Valdir Anzolin.

Na 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar os visitantes apreciaram e adquiriram produtos de qualidade gerados pelos agricultores familiares, através de programas e ações da Secretaria de Agricultura do Município. Estre as atrações doces, geleias, sucos, chás, mel e derivados, biscoitos, conservas em geral, pães, queijos temperados, linguiças e salames, além do artesanato típico da região em exposição nesta festa. Com isso a administração municipal está Gerando oportunidades e desenvolvimento aos produtores que tem a oportunidade de mostrar a diversidade e a qualidade do que produzem e também fazer negócios.

As atividades seguiram no domingo com a 2° etapa das Olimpíadas Coloniais e show com a Banda Terceiro Ato e Grupo Intalini In Brasile.

Por: Adriana Friedrich