Professores de Três Palmeiras participam de Habilitação do Programa A União Faz a Vida

09/04/2014

O Programa A União Faz a Vida proporcionou momentos de formação continuada aos educadores do município de Três Palmeiras, a fim de contribuir com o método de ensino utilizado e proporcionar a vivência para que os mesmos possam praticar em sala de aula.

A equipe de professores participou conforme o nível de ensino em que atua, sendo que no dia 1º de abril participaram os professores da Educação Infantil; no dia 2 de abril participaram os professores do Ensino Fundamental anos iniciais; no dia 3, o evento contou com a presença dos educadores do Ensino Médio; e no dia 4, se encerrou com a participação dos professores do Ensino Fundamental séries finais.

A abertura desta formação, contou com a presença do prefeito municipal Silvanio Antonio Dias; da secretária de educação Loivani Colares; dos apoiadores do Programa no município, Adilio Schmitt Pereira representando a Cotrisal, Sidemar de Oliveira representando a Relojoaria e Bazar Chamego; do gerente da unidade do Sicredi local Rudiberd Schmitz; da assessora de programas sociais da Sicredi Região da Produção Daniela Luft; da assessora pedagógica da Fundação Sicredi Cristiane Biscaino; e da assessora pedagógica professora Jandira Freitas, que conduziu os trabalhos durante estes dias.

Em grupos menores, os professores se desafiaram a vivenciar a metodologia de projetos, conversaram sobre o que é currículo escolar, como elaborar uma pergunta exploratória, como preparar os alunos para a expedição investigativa e definir o território a ser investigado e a partir desta investigação como trabalhar os índices inicial, formativo e final. Nesta formação, salientou-se a importância de registrar o que é trabalhado, adotando os portfólios como uma forma de mostrar o desenrolar dos trabalhos durante o ano.

A partir de agora o Programa continuará dando suporte e proporcionará assessorias aos projetos, a fim de continuar auxiliando os educadores a desenvolverem seus trabalhos diários, assim como valorizá-los em suas atividades.

Para a secretária de educação, Loivani, a oportunidade de vivenciar este método proposto pelo Programa A União Faz a Vida será muito importante. “As novas práticas auxiliarão os educadores a tornarem seus alunos protagonistas de sua aprendizagem, sendo os maiores beneficiados. Este trabalho foi desenvolvido a partir do diagnóstico realizado em cada escola, para auxiliar nas dúvidas e anseios dos professores; agora estamos ansiosos para ver os resultados”, afirmou.