Atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

07/07/2014

O município de Três Palmeiras fez adesão no ano de 2013 ao programa do Governo Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, e vem desenvolvendo atividades de capacitação aos educadores da rede municipal de ensino com o intuito de auxilia-los no compromisso de alfabetizar todas as crianças até, no máximo os 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

No município de Três Palmeiras estão sendo realizados encontros todas as quartas feiras à noite na Escola Municipal Alberto Pasqualini, contando com 13 alfabetizadoras. Nesses encontros são realizados estudos dos cadernos de formação, confecção de jogos, também se compartilha ideias e técnicas variadas para serem trabalhadas em sala de aula.

Neste ano a formação aborda a área da matemática, num total de 160 horas mediadas pela Orientadora de Estudos Luciana Grams Hauenstein, que recebeu capacitação pela UFSM, o município conta também com a coordenadora do pacto no município, Lenir de Fatima Vargas.

Além da formação continuada presencial para professores alfabetizadores e orientadores de estudos, o programa contempla a distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais, avaliações sistemáticas, gestão, controle social e mobilização, somando esforços para melhoria da qualidade educacional.