Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

28/08/2014

Em Três Palmeiras atividades iniciaram com encontro regional de APAES

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Palmeiras realizou, na tarde de quinta-feira, 21, a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano o tema trabalhado é “Construindo Uma História de Igualdade e de Oportunidade Para Todos”. A programação realizada no CTG Coxilha das Palmeiras reuniu as APAES dos municípios de Três Palmeiras, Trindade do Sul, Nonoai, Rio dos Índios e Rondinha.

O encontro foi marcado por muita festa, os apaeanos dos municípios tiveram uma tarde de muita alegria. A abertura oficial contou com a presença das presidentes das APAES dos cinco municípios, Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias, Presidente da Câmara de Vereadores Ademir Possa, Secretária de Assistência Social Elis Berlet, que destacaram a importância deste momento de homenagem aos portadores de deficiência, bem como a importância de especialmente nesta semana chamar a atenção da população para a valorização e inclusão dessas pessoas na sociedade.

A APAE de Três Palmeiras está com dois anos de atividades, segundo a presidente da entidade Nadir Pezzine dos Santos é grande o número de pessoas que apoiam esse trabalho no município. “O número de pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltipla é expressivo aqui em nosso município, mas por outro lado é grande número de pessoas engajados nessa causa nobre, nós temos o poder público aliado a nós, secretarias, muitos voluntários e família apaeana que trabalha muito pra que esse trabalho continue dando certo”, enfatiza.

O governo municipal oferece total apoio a entidade, para o prefeito Silvânio esse trabalho é de grande importância, um trabalho feito com muito carinho oferecendo assistência para que essas pessoas sejam cada vez mais incluídas na sociedade. “Essas pessoas especiais estão tendo um cuidado diferenciado, um cuidado com muito amor e carinho, um trabalho que é feito realmente com o coração por muitas pessoas, trabalho voluntário, que expressa verdadeiramente o amor ao próximo, tornando a APAE um dos grandes ícones do nosso município no que se diz respeito a assistência social as pessoas”, relata.

Demais atividades foram realizadas durante a semana, com destaque para a caminhada da APAE, que ocorreu na tarde de terça feira, reunindo dezenas de pessoas. Conduzida pela Banda Marcial Municipal seguida dos integrantes da APAE a caminhada contou com a presença de alunos e professores das escolas do município e demais pessoas da comunidade. O trajeto percorrido foi da Praça Municipal até a Sede da APAE, onde muitas pessoas realizaram visitação.