Quarta-feira, 23/08/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Espetáculo “A Salamanca do Jarau” foi sucesso de público em Três Palmeiras

01/07/2015

O Governo Municipal de Três Palmeiras, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 26 de junho, em parceria com o Arte Sesc – Cultura o espetáculo teatral “A Salamanca do Jarau”. A peça foi realizada no Centro Municipal de Eventos que recebeu grande público do município.        

O teatro de sombras contou a história de um gaúcho pobre Blau Nunes que encontra com o guardião da salamanca do Cerro do Jarau, que lhe convida a passar por sete provas em troca de sete poderes. Blau entra na gruta, passa pelas provas e conhece uma princesa moura com aparência de fada velha, que é a teiniaguá encantada pelo diabo indígena Anhangá-Pitã, a qual lhe oferece riquezas.  Blau nega pede seu amor em troca, mas não é atendido. Ao sair da gruta, recebe do guardião um amuleto amaldiçoado com o qual faz fortuna, porém, é difamado e isolado. Arrependido, Blau devolve o talismã e com isso liberta o sacristão e a teiniaguá de uma maldição de 200 anos. Os dois líberos formam um casal que dá origem ao povo gaúcho. O cerro se desfaz e Blau recupera a paz em sua vida.

Participaram do teatro a comunidade escolar e população em geral que encantou-se com a apresentação, sendo algo diferente, proporcionado pela secretaria de educação. Durante a semana que antecedeu o evento foi realizada uma campanha pedindo a doação de agasalhos, já que o espetáculo tinha entrada gratuita. A população participante demostrou sua solidariedade realizando a doação de um grande número de agasalhos que foram destinados pela secretaria de educação às pessoas carentes do município.