Compromisso com a Educação: Ideb do ensino municipal cresce e ultrapassa meta projetada para o município

11/10/2016

A educação de Três Palmeiras avança cada vez mais. O município superou a meta municipal da educação e apresentou a nota 6.6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado divulgado no mês de setembro de 2016 é referente ao ano de 2015.

Em 2013 o município apresentou a nota de 5.7. Naquele ano a educação recebeu importantes ações que fizeram com que a educação de Três Palmeiras avançasse, passando da ultima posição do estado para a que mais se desenvolveu. Com esse resultado investiu-se ainda mais na educação, em 2015, o governo municipal passou a oferecer para as escolas municipais o sistema de ensino Aprende Brasil da Editora Positivo. Com essa ação, e com o esforço e dedicação dos alunos e da equipe ligada a educação, o município apresentou ainda mais avanços, comprovados através da nota do Ideb.

A rede municipal de ensino superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2015. Estava projetado para que o município atingisse a nota de 5.8, com o resultado de 6.6, Três Palmeiras já atingiu a meta projetada para o ano de 2021 que é de 6.5.

O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

A Prova Brasil foi aplicada para crianças do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Alberto Pasqualini. O bom resultado das turmas e os demais fatores que interferem na nota é resultado de um trabalho em equipe, conforme explica a Secretária de Educação Elizete Fatima de Andrade. “É com satisfação e alegria que agradeço em nome da secretaria de educação e do governo municipal, o comprometimento e o esforço dos gestores municipais, em especial aos professores, são eles que desempenham o papel principal na construção da aprendizagem e no processo educacional do nosso município. Sabemos como é nobre e edificante o papel do professor. Como dizia Paulo Freire. “É preciso plantar a semente da educação para colher frutos da cidadania”, comenta a secretária.