Municípios da região debatem a Base Nacional Comum Curricular

04/10/2018

Foi realizado na tarde da quinta-feira, dia 27 de setembro, o I Fórum de Educação de Três Palmeiras, que teve como centro de debate os desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento contou com a participação de 250 professores de 15 municípios e das lideranças de turmas que conversaram sobre a educação nas escolas municipais e estaduais.

Entre os temas debatidos se encontram a educação especial, educação no ensino fundamental, educação indígena e as avaliações desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi discutido o futuro da educação na região da Associação dos Municípios da Zona de Produção do Rio Grande do Sul (Amzop-RS) e o Plano de Educação, tudo isso instigando aos professores sobre que alunos quer-se formar nas escolas municipais e estaduais.

Para a secretária de Educação e Cultura, Loivani Colares, “foi um momento grandioso que reuniu esferas educacionais diferentes, porém com o mesmo objetivo de resinificar a educação com referencial curricular na intensidade pedagógica, articulada ao modelo de fortalecimento da capacidade institucional local”.

Na oportunidade foi apresentado o desenvolvimento do programa municipal Juventude com Ideais pelo prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias. As plenárias foram de significação marcante pois instigaram os educadores plenitude e incentivou-os a acreditar que a educação está com agentes comprometidos par mudar ou direcionar vidas.