Emoção e reconhecimento marcam comemoração ao Dia da Mulher

18/03/2019

Mulheres lotaram o Centro Municipal de Eventos para celebrarem juntas este momento

Foi realizado na tarde da última segunda-feira (18) um encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no Centro Municipal de Eventos e teve a participação das mulheres do município que lotaram o local e comemoraram juntas as conquistas e os diretos da mulher do campo e da cidade.

Na ocasião foi apresentado pela secretária da Promoção Social, Elizete Fátima de Andrade, e pelo prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, o programa Melhor Idade em Ação, que visa incentivar e estimular o envelhecimento saudável e ativo às pessoas da melhor idade. “Foi muito satisfatório e bom ver tantas mulheres unidas pois elas merecem todo o carinho e dedicação pois com os pequenos gestos fazem a diferença dentro da sociedade”, comenta a secretária da promoção social, Elizete de Andrade.

O evento foi realizado pela secretaria da Promoção Social, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Governo Municipal e Câmara de Vereadores e contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura e Emater/RS-Ascar. Para o prefeito, Silvânio Antônio Dias, “é muito bom ver que mesmo com chuva, vocês mulheres continuam tendo a coragem de apreciar as coisas boas da vida, de buscar igualdade e respeito, de lutar por um mundo melhor”.

Ele afirma ainda que desde o nascimento temos a mulher em nossa vida e em todos as fases que vivemos ela está presente, seja na família, no trabalho, ou na rua. “Parabéns mulher! Continue sendo sonhadora e guerreira, nunca pare de lutar pelo que acredita e sonha”, completa.

A doutora em direito, Josiane Petry Farias, palestrou sobre “Igualdade de Gênero no Campo e na Cidade” e defendeu os direitos da mulher dentro da sociedade evidenciando que a mulher nunca deve aceitar menos do que merece.

Em comemoração foi realizado a entrega do Troféu Mulher Cidadã 2019. O prêmio é amparado por lei municipal nº 1.642/2015 e tem por objetivo premiar a mulher que tenha se destacado, ao longo de sua vida, pelos relevantes serviços prestados à comunidade trespalmeirense nas áreas de: defesa dos direitos da mulher e combate à violência contra a mulher; educação; promoção da participação política da mulher; profissionalização e emprego da mulher; saúde e atividades comunitárias; e voluntariado.

As indicações das mulheres são feitas pelas entidades do município no qual Elizete Fátima de Andrade foi eleita a Mulher Cidadã 2019 pelos relevantes serviços prestados em prol da comunidade. “Foi emocionante e algo que não esperava, faço tudo isso por amor, isso é importante para mim, ter a oportunidade de ajudar e tornar nossa comunidade melhor, com mais alegria e respeito”, comenta Elizete. Na oportunidade também foi realizado a entrega de brindes e lembranças referente a data.

Exemplo de Mulher

Natural deste município, nascida no atual Distrito de Vila Progresso, filha de Alfredo Albano Kohlrauch e Sidene Erida Kohlrauch (ambos in memoriam), Elizete iniciou cedo sua trajetória. Primeiramente, trabalhou por vários anos na filial da Comercial Grando naquela localidade em que vivia. Em 1987, se casou com Gilson de Andrade e desta união vieram dois filhos: Leticia e Tobias. Em 1989, o dom de ensinar falou mais alto e a mesma iniciou sua atividade como professora, formando-se em Geografia. São mais de 25 anos dedicados a ensinar e transformar vidas.  Foi vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato e Secretaria Municipal de Educação. Elizete participou ativamente na criação de vários grupos de relevância para este município, nos quais permanece atuando até os dias de hoje: ECC, CLJ, LIONS e LEO Club. Faz parte das Diretorias da APAE, CTG Coxilha das Palmeiras, Conselho Municipal de Saúde. É integrante do Grupo de Liturgia da Paróquia Imaculado Coração de Maria e foi catequista. Está como Presidente do COMDICAT – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Secretária Municipal da Promoção Social. Elizete é Mulher, esposa, mãe, profissional. A “profe Elizete” como carinhosamente é chamada por todos é exemplo de dedicação, trabalho e doação. Não mede esforço para ajudar na sociedade, e assim, fazer a diferença.