Juventude com Ideais proporciona atendimento psicológico nas Escolas

04/04/2019

Enquanto há um debate nacional acerca da importância da presença dos profissionais de psicologia nas escolas, o município de Três Palmeiras avançou neste aspecto, e em 2019 ampliou o atendimento psicológico em todas as escolas do município. A presença do profissional da psicologia já era frequente, porém neste ano, através do programa Juventude com Ideais, duas profissionais da área foram contratadas pelo município e diariamente trabalham nas escolas questões como, valores familiares, projeto de vida e autoconhecimento. “A escola é um ambiente multifacetado, onde há uma extensa gama de ideologias, crenças e culturas distintas e com isso, desafios e dificuldades surgem”, afirma a psicóloga Enidiele Reis.

Desde sua implantação em 2018, o programa Juventude com Ideais busca contribuir para o crescimento intelectual e pessoal das crianças e jovens matriculados nas escolas do município, de forma saudável. Através do envolvimento da família e diversos setores da sociedade, têm resgatado valores como respeito, disciplina e responsabilidade e em decorrência disso, mostrou resultados positivos como maior engajamento da família na vida de seus filhos, melhora nas notas, frequência e comportamento.

Ao iniciar as atividades neste ano o município realizou a contratação das psicólogas Camila Toccolini e Enidiele Reis. O objetivo da ação é fortalecer o funcionamento do programa com diagnóstico de situações diversas envolvendo a educação e auxílio às crianças e jovens na compreensão de seus sentimentos, ajuda no cuidado da saúde mental desde cedo, evitando dessa forma situações de violência, doenças emocionais e distúrbios comportamentais.

“Vejo o programa como um grande avanço nas escolas e também na sociedade, pois ele não envolve somente o aluno, mas também sua família, os professores, e várias entidades sociais”, comenta a psicóloga Camila. Ela afirma ainda que o trabalho que elas realizam é em concordância com os objetivos do programa, que vão desde estimular o protagonismo dos jovens, o resgate de valores e o fortalecimento das relações familiares.

A inclusão dos profissionais dentro do programa através do atendimento que realizam em todas as escolas da rede municipal e estadual de ensino, visa colher resultados positivos nas crianças e jovens como pensamento crítico, consciente, reflexivo, que busquem igualdade e cidadania. O trabalho desenvolvido por elas também contribui para o processo de ensino-aprendizagem, melhora do comportamento físico e intelectual. “Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, descontruindo a ideia de que psicólogo é para ‘louco’. O programa investe no crescimento dos jovens através da formação de cidadão éticos, comprometidos e responsáveis”, declara Enidiele.

Para a coordenadora do programa Juventude com Ideais, Celésia Sandri Bender, “com a presença das psicólogas nas escolas será possível trabalhar as questões sociais e pessoais dos alunos, as quais afetam diretamente no processo de aprendizagem e no convívio escolar”. Ela comenta ainda, que a oferta de apoio e acompanhamento será feito de forma coletiva e individual.

O prefeito Silvânio Antônio Dias afirma que as contrações representam o comprometimento da administração com o programa e atendem uma necessidade das escolas. “ Queremos fortalecer as ações desenvolvidas com as crianças e jovens, identificamos a necessidade da ampliação do atendimento no ano passado, dessa forma, estamos garantindo a avaliação psicológica a todos os alunos participantes do programa e atendimento diferenciado quando necessário” completa.