Dia do Índio é celebrado na Escola Municipal Indígena Fag Ror

24/04/2019

Foi realizado na quarta-feira, 24 de abril, as comemorações ao Dia do Índio na Escola Municipal Indígena Fag Ror. O evento contou com a participação do prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, do vice prefeito, Claumir Cesar de Oliveira, além de diversas autoridades municipais e da Reserva Indígena da Serrinha, entre elas o cacique Ronaldo Inácio Claudino, do capitão geral, Lorivan Inácio e do capitão do setor da caneleira, Luis Carlos de Paula. O evento contou ainda com a participação de estudantes e profesosres das escolas municipais e estaduais do município.

Os estudantes da escola também apresentaram a cultura de seu povo através de danças típicas coordenadas pelo professor Gilmar Loureiro, e apresentações artísticas mostrando um pouco da cultura e da história dos primeiros habitantes brasileiros. Foi realizado ainda o concurso para escolha das soberanas indígenas do evento, no qual 14 meninas, crianças e adolecentes, tiveram a oportunidade de desfilar e representar seu povo.

As candidatas foram avaliadas nos seguintes critérios: cabelos longos e negros, pele morena, simpatia, apresentação, desenvoltura, marcas, roupas, pinturas, adereços e torcida. Para o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, “este evento serviu para reforçar e mostrar a cultura do município, serviu para mostrar as diferentes culturas e tradições que fomam nosso povo e nossa história”.

As estudantes escolhidas na categoria infantil foram: 1º lugar: Larissa de Paula; 2ª lugar: Lavínia Eduarda Nascimento e 3º lugar: Vitória Barbosa Nascimento. Na categoria juvenil ficaram: 1º lugar: Juciely Sales; 2º lugar: Carolaine Salvador e 3º lugar: Taionara Rodrigues. “Conseguimos comemorar esta data especial para nossa escola graças a cooperação e a dedicação de todos, dos professores, estudantes, funcionários e lideranças da comunidade”, afirma o diretor da escola indígena Fag Ror, Alvacir Boza.