Secretaria de Educação promove semana de formação para professores

26/07/2019

De 15 a 19 de julho os professores da rede municipal e estadual de Três Palmeiras participaram de formação continuada com abordagem de diversos assuntos voltados a educação. As formações aconteceram no Centro Municipal de Eventos, nas escolas e na Sede da APAE.

Para a secretária de Educação e Cultura, Loivani Teresinha Colares, “ a formação de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento de saberes, necessários à atividade docente ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar aprendizagens significativas, promovendo um cidadão melhor, com rumo a seguir um futuro promissor”.

Na segunda-feira, 15, os professores se reuniram por área de conhecimento para trabalhar no Referencial Curricular Municipal (RCM), com a presença da professora Marlei Ramos Alves que ajudou a construir o Referencial Curricular Gaúcho e auxiliou os professores sanando dúvidas e mostrando direcionamentos para a construção do RCM.

Na terça-feira, 16, além da continuidade da construção do RCM, foi realizada mesa redonda com a presença do Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias, as professoras Fabiana Bitello Pedro e Maria Cristina Sandim Conrad da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Nirlene Boeri da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e presença dos Conselhos Municipais de Educação e Secretários de Educação da Região da Amzop. Os presentes tiveram a oportunidade de conversar sobre as leis, normativas e resoluções que regem a educação com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), regimentos e Planos Políticos Pedagógicos (PPPs).

A quarta-feira, 17, foi o momento de profissionais da psicologia abordar questões relativas ao cotidiano escolar. As psicólogas Sueli Piassini e Pricila Welter que realizaram um trabalho voluntário com os professores com base na temática “Falar com a Alma e tocar o Coração”.

As profissionais de saúde conversaram sobre as fases da adolescência, seus dilemas e anseios, além de tratar sobre assuntos complexos, mas muito presentes no dia-a-dia das escolas e dos jovens, como bullying, suicídio e automutilação. A atividade foi proporcionada através do Programa Juventude com Ideais.

“De forma única elas fizeram o grupo de professores municipais e estaduais repensar a sua prática, através do olhar diferenciado que devemos ter com nossos alunos, um olhar que acolhe, não julga, mas ampara e auxilia o jovem nesta fase complexa de sua vida”, comentou a Coordenadora do programa, Celesia Sandri Bender.

Na quinta-feira, 18, foi a vez da psicóloga Sandréli de Moura da APAE de Nonoai trabalhar sobre a importância da inclusão no ambiente escolar. Também neste dia teve formação com a bióloga Beatriz da Tractebel Energia de Entre Rios do Sul, com a temática educação ambiental, salientando que “A vida acontece fora da sua zona de conforto! ”.

Para finalizar a semana de formação na sexta-feira, Patrícia Martinelli do Sistema Aprende Brasil, trouxe a importância da avaliação, assunto polêmico, mas essencial para a evolução da educação com ensino de qualidade. “ Foi uma semana de muito estudo, reflexão e aprendizado, proporcionando um conhecimento mais profundo da realidade, criando um sentimento de pertencimento e provocando mudanças para contemplar a essência da educação, que é o saber”, afirma Loivani Colares.