Três Palmeiras registra dois óbitos em decorrência da COVID-19

18/09/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Palmeiras informa que após revisão do Comitê de Operações Especiais (COE) do Estado, dois óbitos foram contabilizados por COVID-19 no município.

O primeiro ocorreu no dia 26 de agosto de 2020, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo/RS. O paciente indígena, tinha 70 anos, morador da Linha Caneleira, foi internado em julho de 2020, por problemas cardíacos graves (dissecção aórtica), e necessitou de suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante o longo período de internação de mais de 50 dias, apresentou exame de imagem (tomografia computadorizada de tórax) compatível com infecção por COVID-19, agravando ainda mais seu quadro clínico e evoluindo para óbito.

O segundo óbito trata-se de um paciente de 77 anos, morador do Distrito Vila Progresso, com histórico de problemas cardíacos (insuficiência cardíaca grave), iniciou com falta de ar, necessitando de internação hospitalar, realizou exame de imagem (tomografia computadorizada de tórax) compatível com infecção por COVID-19, posteriormente teve piora do quadro, necessitando de suporte em UTI, evoluindo para óbito no dia 05 de setembro.

A demora para a confirmação das mortes por COVID-19, deve-se ao fato do COE Estadual fazer a revisão de todos os óbitos hospitalares com suspeita de infecção por COVID-19. Segundo a médica do município, Rhayane Margot Pizzi, “existem várias possibilidades para confirmar um caso de COVID-19, entre elas a presença de lesões pulmonares características em exames de imagem, como era o caso dos dois pacientes, infelizmente as doenças anteriores que o mesmo possuía acabaram agravando o quadro”.

A Secretária Municipal de Saúde, Andreia Schwanke, reforça que as medidas de prevenção, principalmente o uso de máscara, são extremamente importantes para evitar que o vírus circule no município, diminuindo o número de casos.