Emoção e reconhecimento da Mulher marcam homenagens em Três Palmeiras

13/05/2021

Foi realizada na noite desta quinta-feira (13/05) a Sessão solene em homenagem aos 33 anos de Três Palmeiras. O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença da presidente do legislativo, Elizandra Teresinha Florêncio, do prefeito, Claumir Cesar de Oliveira, do vice-prefeito, Sidemar de Oliveira, da primeira-dama, Viviane Camargo, da segunda-dama, Adriana Iltchenco, dos vereadores, soberanas, secretários e população três-palmeirense que prestigiou o evento.

Na oportunidade foi inaugurada a Galeria Lilás que homenageia as vereadoras que passaram pela casa e que deixaram um legado para toda a comunidade, além de enaltecer a importância da mulher na política. “Quero parabenizar as mulheres aqui homenageadas através da iniciativa do poder legislativo, tive o prazer de ter trabalhado ao lado de algumas delas, e sei o quão importante é a presença da mulher em nossa sociedade, seja na câmara de vereadores os na administração de nosso município. Com certeza contribuíram muito para nosso desenvolvimento e para o progresso de nossa terra”, declara o prefeito Claumir.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Elizandra, “este é um momento de alegria e reconhecimento a todas as mulheres vereadoras de nosso município pela dedicação, trabalho e empenho exercido em nosso município. Também é uma forma de reforçar o papel da mulher na política, na luta por um futuro melhor para todos”.

Ainda nessa noite, foi realizada a entrega do Troféu Mulher Cidadã do município de Três Palmeiras, sendo que no ano de 2021 ocorre a quinta edição.

Troféu Mulher Cidadã

O Troféu Mulher Cidadã é instituído pela lei municipal nº 1.642 de 25 de fevereiro de 2015 e tem o intuito premiar a mulher que tenha se destacado, ao longo de sua vida, pelos relevantes serviços prestados a comunidade três-palmeirense. Os serviços se dão nas áreas de: defesa dos direitos da mulher e combate à violência contra a mulher; educação; promoção da participação política da mulher; profissionalização e emprego da mulher; saúde e atividades comunitárias e voluntariado.

Neste ano houve sete indicações através das entidades municipais convidadas a participar sendo indicadas: Idelmira Portes dos Santos, Loivani Teresinha Colares, Marlene Zanella Pieri, Nelci Rocha, Salete Scariot e Tereza Maria Barbosa. As indicadas receberam certificado e rosas como agradecimento pelos serviços prestados em prol da comunidade.

Com duas indicações, o Troféu Mulher Cidadã foi para a professora Loivani Teresinha Colares, sendo a quinta contemplada desde a instituição do prêmio. “As indicadas desta noite, meus parabéns a cada uma. Nossa gratidão a vocês que não cansam de fazer de nossa Três Palmeiras um lugar melhor para viver”, afirmou o vice-prefeito, Sidemar. O prefeito também comentou, “que bom poder reconhecer o trabalho das mulheres neste dia em que solenemente nos reunimos para festejar o aniversário do município. Quero destacar o empenho e o trabalho de nossas mulheres que fizeram com que esse dia pudesse acontecer”.

A secretária municipal da Promoção Social, Elizete Fátima de Andrade, destaca, “quero parabenizar as mulheres três-palmeirenses que cada vez mais tem conquistado espaço em nossa comunidade. Hoje é uma noite de festa pois estamos parabenizando todas as mulheres guerreiras, determinadas, com espírito de liderança, solidárias, e sempre prontas para o trabalho voluntário, em busca do bem comum e de dias melhores para a família e a comunidade”.

Loivani Teresinha Colares

Nasceu em 29 de outubro de 1959, filha de Boaventura (in memorian) e Lurdes Toni da Silva. É casada com José Carlos Colares, sendo mãe do Rodrigo e do Paulo André, e vovó muito amada pelo Pedro Henrique. Moradora do município de Três Palmeiras há 38 anos, dedicou grande parte de sua vida em prol da educação e aprendizagem de seus estudantes. Professora de Matemática, apaixonada pelos números, trabalhou nas escolas da Linha Nova, Linha Caneleira, Linha Alto da Serra, Linha Fortaleza, no Distrito de Vila Progresso e na Escola Estadual José Antônio Ferronato.

Esteve como secretária municipal de Educação e Cultura por oito anos. Sempre muito preocupada e comprometida com a qualidade da educação no município, e atualmente colabora a frente dos projetos municipais da banda marcial, ballet, teatro e corais: infantil, italiano e alemão. Também sempre se dedicou as pastorais da igreja, sendo catequista por muitos anos, membra do ECC, tia do CLJ, faz parte da equipe de liturgia e do Conselho Paroquial. Membra fundadora também do Lions Club de Três Palmeiras.

“Me sinto honrada em receber esse prêmio. Tenho no coração este município que escolhi para construir minha família. Sou grata por essa lembrança, pois nunca parei de lutar pelas pessoas que precisam de ajuda e pela nossa comunidade que tanto amo”, diz a homenageada, Loivani.