Notícia

CRAS e Promoção Social realizam ações da Campanha Agosto Lilás

23/08/2021

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de campanha do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o CRAS e Secretaria da Promoção Social de Três Palmeiras desenvolvem atividades de conscientização. Conforme a Secretária da Promoção Social, Elizete de Andrade, “neste mês ocorreu o retorno das atividades presenciais em pequenos grupos, podendo dessa forma trabalhar o tema com participantes do PAIF e do Projeto Social “Anjos do Futuro”.

Nas atividades do PAIF (programa de atenção integral a família) foram realizadas pequenas rodas de conversa com o tema da Campanha Agosto Lilás fazendo referência sobre a violência doméstica. Ainda nos encontros as participantes confeccionaram um enfeite com essência para perfumar o ambiente. Já com as crianças e adolescentes que participam do Projeto Social “Anjos do Futuro” também foi conversado sobre o tema e confeccionado cartazes com figuras ilustrativas.

Conforme a psicóloga do CRAS, Rosane dos Santos,muitas mulheres por medos diversos se negam a denunciar seus agressores e permanecem em um ciclo de violência. A nossa orientação é que mulheres que vivenciam essa realidade, possam sentir segurança para denunciar”.

A Campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. São várias as formas de violência contra a mulher. Entre elas estão: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e também a violência moral.

As denúncias podem ser feitas através do telefone 180 ou ainda nas delegacias, CRAS, CREAS e demais órgãos.