Programa A União Faz a Vida realiza Socialização de Projetos em Três Palmeiras

04/12/2013

Ser protagonista implica em desenvolver uma visão crítica sobre a realidade, atuar proativamente, empreender, formular projetos de vida, reconhecer-se como voz ativa na sociedade e saber que é possível transformar o mundo.”

Professores protagonistas não são os que estão no centro do palco, mas os que se posicionam como líderes do processo pedagógico, que focam seu trabalho na efetiva aprendizagem do aluno e não se prendem às limitações externas para alcançar seus objetivos. Isso significa, também, desenvolver propostas didáticas diferenciadas, que fogem da rotina, surpreendem, desestabilizam e levam aos alunos a novos patamares de desenvolvimento. ( Carlos Sandano)

Com esse pensamento, o Programa A União Faz a Vida realizou no dia 21 de novembro, no Centro Municipal de Eventos de Três Palmeiras, o Seminário de socialização das atividades desenvolvidas nas escolas durante o ano de 2013. Na oportunidade, estavam presentes alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, professores, pais e pessoas da comunidade, as quais acompanharam o desenvolvimento dos projetos que tinham o objetivo também de alcançar a comunidade. O evento também contou com a presença do gerente da Unidade do Sicredi local, Rudibert Schmitz, prefeito Silvânio Antônio Dias, direções das escolas, secretária de educação professora Loivani T. Colares, rádio comunitária Liberdade e assessoria de imprensa da prefeitura, além de coordenadoras pedagógicas das escolas e assessoria pedagógica da SETREM de Três de Maio.

O evento foi conduzido pelos alunos, que apresentaram projetos desenvolvidos durante o ano letivo. Esse momento é essencial para os que os alunos demonstrem o aprendizado, que gera significado para seu dia-a-dia na sociedade. As apresentações contemplaram projetos como: empreendedorismo, sustentabilidade, alimentação saudável, cultura kaingang e brincadeiras saudáveis.

O desafio laçado para 2013 foi vencido, os alunos protagonizaram a socialização, em 2014 esperamos que possamos avançar ainda mais, em busca de uma educação integral e com significado para nossas crianças e adolescentes.