Notícia

Três Palmeiras sedia o Seminário Internacional de Educação

05/06/2014

O município de Três Palmeiras sediou de 2 a 4 de junho o Seminário Internacional de Educação, reunindo educadores dos municípios de Três Palmeiras, Ronda Alta, Trindade do Sul e Engenho Velho. O seminário internacional de educação com o tema “O conhecimento e as Juventudes do Século XXI” é organizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sendo que a sede do evento foi na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre com transmissão para os polos, com quatro polos pertencentes a 39° Coordenadoria de Educação de Carazinho, os municípios polos que sediaram o evento foram Carazinho, Santa Bárbara do Sul, Sarandi e Três Palmeiras.

Um grande público de educadores se fez presente durante todo o seminário, contextualizando juntamente com a interatividade que lhes era proporcionada. Várias reflexões surgiram a partir deste momento, questionamentos como: Prática educativa, imaginário, políticas públicas, personalização de novos caminhos, importância da construção cognitiva, o pensar coletivo, romper paradigmas, transição de conhecimento, proximidade do educador com as atuais tecnologias, inserção da educação no meio democrático, reflexões sobre família, sociedade e escola, dentre outras.

Fica explícita a proximidade que se deu através dos meios tecnológicos mesmo existindo a distancia, sendo que vários educadores estiveram presentes nesta formação e a promoção do seminário não privou nenhum educador de ter acesso a esse evento de nível internacional. A partir disto tem-se que os municípios busquem proporcionar mais eventos desta natureza haja visto que a educação continuada dos educadores é necessária para transformação da educação neste pais. Vale dizer que a globalização é isso, é interagir entre saberes e atuações nos diferentes realidades.

A administração Silvânio e Magal sente-se gratificada em sediar um evento como este no município. Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura Loivani T Colares o seminário foi extremamente válido, pelo enorme aprendizado dos educadores. “Podemos dizer que com a evolução eminente temos novas maneiras para: Comunicar, interagir e resolver as coisas. Visando sempre a melhoria buscamos novas maneiras de transpor nossos pensamentos e atualmente a tecnologia permite uma facilidade maior para nos comunicarmos e tornamos acessíveis ao mundo sendo capaz de mostrar o quanto essa evolução é poderosa para o crescimento” relata.

A secretária também comenta “desde o início dos tempos o homem aprende, interage, aperfeiçoa e modifica tudo o que lhe rodeia e a necessidade dessas mudanças é algo inerente ao ser humano que serve para impulsioná-lo na construção de melhorias para si, para os seus semelhantes, um ao progresso e evolução. Frente a isto, este Seminário vem de encontro a esta evolução onde educadores se colocam a discutir a Situação da educação através  desta tecnologia, rompendo fronteiras e limites para compor um só momento que visa a construção de conhecimento e a transformação da educação neste país” finaliza.