Três Palmeiras aumenta nota do IDEB em relação a 2011

10/09/2014

Foi divulgado no dia 05 de setembro o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e o município de Três Palmeiras teve um aumento significativo, passando de 3,2 para 5,7 sendo o município do estado que mais melhorou sua nota.

A notícia foi recebida com grande alegria pelos professores, alunos e pela Administração Municipal que vem realizando, através da secretaria municipal de educação importantes ações de incentivo e de valorização da educação de Três Palmeiras. Conforme o prefeito Silvânio esse resultado é motivo de orgulho e satisfação para comunidade escolar. “Nós tivemos um trabalho muito forte na educação nesses quase dois anos de governo, conseguindo através da nossa secretaria de educação, dos professores, diretoras, alunos, pais, enfim de toda a comunidade escolar que com o trabalho em conjunto fizeram a diferença para que realmente esse resultado acontecesse” disse.

Realizaram as avaliações feitas pelo INEP as Escolas Municipais Alberto Pasqualini e Indígena Fág Ror. O indicador do IDEB é obtido através das médias dos alunos na Prova Brasil e o fluxo escolar. Para Simone Martinelli diretora da Escola Indígena Fág Ror a qualidade das aulas e o incentivo aos alunos são os grandes diferenciais. “O diferencial em nossa escola é primeiramente fornecer recursos para os professores ministrar aula com mais qualidade, muito diálogo entre direçãocoordenação e professores para haver um planejamento, organização, comprometimento e alegria de sentirem-se bem, só assim as aulas serão mais produtivas. Incentivamos constantemente os alunos a participar de atividades de integração e valorização de seus talentos, o objetivo maior é que o nosso aluno seja feliz, livre, crítico e valorize a cultura Kaingang,” disse.

A Diretora da Escola Alberto Pasqualini Ana Claudia de Oliveira fala sobre a importância da participação da família nesse resultado. “Esse resultado mostra o quanto nossa escola está comprometida com o aprendizado dos nossos alunos, com professores responsáveis e dedicados com a aprendizagem significativa de nossos alunos. Agradecemos aos pais pela confiança de deixar seus tesouros em nossas mãos, e podem ter certeza que tentamos sempre fazer o máximo para que cada uma destas crianças, adolescentes e jovens que passam por aqui, realmente acreditem em suas capacidades, cresçam e se tornem adultos de bem, e estejam preparados da melhor forma possível para seguir sua vida adulta e profissional”.

A Secretária de Educação Loivani T Colares fala da alegria dessa conquista.  “Para nós trespalmeirenses o resultado do IDEB é motivo de muita alegria, pois foi o município que mais evoluiu na questão nota, superando o 3.2 para o 5.7, está conquista foi possível através do trabalho em equipe por todos os responsáveis pela educação do município” disse. Ela ainda ressalta sobre os quesitos de avaliação do IDEB. “O resultado do IDEB é um indicativo calculado a partir dos dados referente a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, a média do desempenho nas avaliações do Inep e o fluxo escolar” afirmou.

Por: Adriana Friedrich