Alunos do Curso em Agropecuária pelo Pronatec realizam visitas técnicas

03/10/2014

Com o objetivo de associar conteúdos trabalhados em sala de aula com a prática e agregar conhecimento de áreas ligadas ao curso, os estudantes do Pronatec - Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Unidade Remota de Três Palmeiras, realizaram visitas técnicas.  Foram visitadas as empresas Agrodanieli de Trindade do Sul e Embrapa de Passo Fundo. Também no próprio município os alunos visitaram a propriedade rural do Sr. Darlei Neumann.

Os setores visitados na Embrapa foram; Laboratório de Entomologia, Insetário e Laboratório de Solos. A professora Solange Favero que acompanhou os alunos, fala sobre a importância das visitas técnicas.  “A visita técnica como recurso metodológico de ensino é um potencial na educação profissional. Tem-se o entendimento acerca de que visita técnica é um excelente instrumento de motivação para estes estudantes compreenderem melhor os conteúdos dos componentes curriculares e experimentar na prática o que aprenderam na teoria” afirma.

Na propriedade do Sr. Darlei Neumann, na Linha Pinheiro, próximo ao Distrito de Vila Progresso, os futuros profissionais percorreram alguns trechos da propriedade, visualizando a diversidade de frutas, verduras e legumes ali cultivados. Segundo a Professora Vera Maria Beutler que é responsável pela disciplina de Metodologia Cientifica e acompanhou os alunos na visita, foram feitos vários questionamentos, envolvendo curiosidades e informações sobre o ciclo produtivo na propriedade e também as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Ao final do passeio, o Sr. Darlei agradeceu a todos pela visita e deixou aos alunos um desafio, que ao término do curso gostaria de receber a visita dos jovens técnicos na sua propriedade, para então trazerem a sua contribuição profissional e assim melhorar ainda mais a qualidade dos produtos colhidos em sua propriedade.

Sabendo do grande desenvolvimento que Empresa Agrodanieli está proporcionando em nossa região, a turma de estudantes visitou toda a estrutura do frigorifico. Conforme os alunos do curso foi muito significativa a visita, pois pode-se conhecer o funcionamento do frigorifico desde a chegada das aves e todo o processo pelo qual são submetidos.  Os alunos foram acompanhados pela professora da disciplina de Meio Ambiente Lucia Ana S. Bender, que fala sobre a visita. “Foi uma experiência muito significativa de conhecimento, queremos agradecer o maravilhoso acolhimento e atenção dispensada pela empresa na ocasião” relata.

O Curso Técnico em Agropecuária é uma iniciativa do Governo Municipal de Três Palmeiras, que através de muita persistência tornou um sonho realidade e atualmente a turma de 23 alunos frequenta as aulas que são realizadas nas segundas, terças, quintas e sextas feiras, na Escola Estadual José Antônio Ferronato na cidade e na Escola Estadual Joaquim Nabuco do Distrito de Vila Progresso.