Ações do “Outubro Rosa” no Munícipio

29/10/2014

Como este mês é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, o município de Três Palmeiras intensificou as ações de prevenção ao câncer de mama. Durante esse período a equipe de saúde do município alertou as mulheres sobre a importância de fazer os exames de prevenção regularmente. Também neste sentido aconteceu no dia 22 de outubro um evento que reuniu dezenas de mulheres que realizaram uma caminhada e participaram de uma palestra.

Primeiramente as mulheres reuniram-se na Praça Municipal, onde aconteceu mateada com pipoca rosa e após uma caminhada. As mulheres participantes saíram da rodoviária e seguiram pela Avenida das Palmeiras, até o Centro Municipal de Eventos o qual ficou lotado para a palestra com o Mastologista Dr. Rafael Martini. O profissional trouxe informações sobre a doença, sintomas, importância da mamografia e do autoexame. Além disso, foi relatada a necessidade do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

Segundo a secretária municipal de saúde, Nara Willers foi muito importante a participação de todas as mulheres no evento. “O objetivo desses eventos é chamar a atenção para a importância da prevenção, por isso ficamos muito felizes pelo número de mulheres participantes que vieram buscar mais conhecimento sobre o assunto” diz.

A senhora Genovefa Saúgo é uma das mulheres que diagnosticou a doença precocemente e conseguiu vencer o câncer. Com 85 anos de idade, ela está feliz por ter superado a doença e por hoje poder incentivar as mulheres. “Eu procuro incentivar todas, para que se amem e façam os exames” afirma. Após participar da palestra Genovefa diz que a coragem é um dos sentimentos que deve prevalecer. “Pensamos que nunca vai acontecer com a gente, mas acontece, e por isso é preciso estar preparada para enfrentar com coragem a doença” finaliza.