Governo Municipal lança o programa Mais Leite

05/06/2015

Foi lançado, no dia 02 de junho, o programa municipal Mais Leite. O lançamento do programa ocorreu no Centro Municipal de Eventos durante Café solidário organizado pelo Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR de Três Palmeiras, juntamente com o Governo Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A atividade lembrou os 60 anos da EMATER/RS ASCAR prestando Assistência Técnica às famílias rurais.

O programa municipal Mais Leite, tem o objetivo de possibilitar melhorias nas pequenas propriedades, visando o aumento da produção leiteira, gerando como consequências, melhorias sociais e econômicas às famílias trespalmeirenses, além de adequá-las à legislação, devido às séries dificuldades que as mesmas enfrentam atualmente.

O projeto faz parte do PEDI Agrícola (Fundo Rotativo Municipal da Agricultura) e consiste na implantação de um hectare de pastagem perene com o objetivo dar sustentabilidade à atividade leiteira. A prefeitura municipal vai disponibilizar recursos financeiros através do PEDI Agrícola para a implantação do programa, sendo cerca de 50% do valor total, disponibilizado a Fundo Perdido e a outra parte, financiada através do PEDI Agrícola, com juro anual de 2,5 %, seis meses de carência e 12 parcelas fixas para o pagamento do investimento. Os recursos para a execução do projeto estão amparados na lei municipal 1.527/2013. A prefeitura municipal disponibilizará também o apoio dos técnicos agrícola para o acompanhamento e difusão do programa.

O Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias destacou as normas de funcionamento do Programa e ressaltou a criação de mais essa política pública em busca do desenvolvimento das famílias rurais. “Este é um programa inovador, que juntamente com o reinício do programa de inseminação da secretaria municipal da agricultura, horas de máquina para silagem e plantio a R$ 44,00 a hora e a prestação de serviços da Associação de Agricultores da Colônia do Pito fecha por completo o ciclo da bacia leiteira, ou seja, o governo municipal ajuda na implantação de pastagens e sustentabilidade da propriedade, horas de máquina a baixo custo para plantio e silagem, mais o programa de inseminação de gado de leite e de corte. Isso nos deixa contentes e satisfeitos, pois sabemos que programas simples, chegam a muitas propriedades do nosso município ajudando realmente a melhorar a vida das pessoas.” explicou Silvânio.

A execução do projeto será pelo Governo Municipal, através da Secretaria da Agricultura em parceria com a Emater. Estiveram presentes no evento de lançamento do programa, além das entidades parceiras, as 20 famílias que serão beneficiadas com a 1ª etapa do Programa.