Realizada Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional

17/06/2015

O município de Três Palmeiras promoveu na quinta-feira, dia 11 de junho, a Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu 14 municípios da região que discutiram os eixos temáticos relacionados ao tema deste ano “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Participaram da discussão o Secretário Adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social Juliano Paz e a Secretária Executiva do Consea Treici Pedrotti. Estiveram presente acadêmicas do curso de nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ que contribuíram na organização e execução do evento.

Segundo o Secretário Adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social Juliano Paz, foi surpreendente a participação dos municípios nessa importante discussão. “Chegamos aqui e nos surpreendemos com o excelente número de municípios participantes e com a organização do evento, através do convite do prefeito Silvânio e do vice Magal viemos para contribuir na discussão da segurança alimentar que é um dos temas da nossa secretaria que visa o direito humano a alimentação adequada, saudável, qualificada e em quantidade suficiente”, disse.

Os municípios participantes foram: Três Palmeiras, Nova Boa Vista, Engenho Velho, Trindade do Sul, Ronda Alta, Nonoai, Pontão, Gramado dos Loureiros, Constantina, Alpestre, Novo Barreiro, Cruzaltense, Planalto e Nonoai. As discussões foram realizadas em torno dos três eixos propostos para a conferência: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.  Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública e Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O prefeito Silvânio Antônio Dias em seu pronunciamento ressaltou o grande investimento que o governo municipal vem realizando nos últimos anos nos setores ligados a alimentação. “Através do Programa Estratégico de Desenvolvimento e Inclusão, no início de nossa administração garantimos o café da manhã nas escolas, uma pequena ação que faz diferença na vida de nossos alunos, recentemente lançamos um programa municipal de incentivo a produção leiteira, também investimos nas agroindústrias. São ações que visam incentivar e manter o pequeno produtor no campo e isso tem relação com segurança alimentar, ou seja, com a qualidade de vida de nossa população” falou.