Equipe do Nasf implanta projeto Sala de Espera no Ambulatório Municipal

06/10/2015

A equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) composta pelos profissionais Daniela Tamiozzo Gazzola (Assistente Social), Greise Kossmann (Nutricionista) e Tiago Luis Pezzini (Psicólogo), colocaram em prática a proposta do projeto “Sala de Espera” o qual tem por objetivo acolher o usuário através da disponibilidade de informações por meio de palestras, revistas, folders e vídeos com temáticas referente a Saúde, Direito, Educação e outros assuntos pertinentes ao cotidiano dos cidadãos trespalmerenses.

O projeto “Sala de Espera” surgiu com a necessidade de fornecer novas formas de acolhimento, humanizando a assistência e melhorando a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Neste sentido, considerando as necessidades dos usuários a “Sala de Espera” busca garantir um cuidado humanizado, efetivando a aproximação cada vez maior entre a comunidade e os serviços de saúde. É por meio destas atividades que os profissionais da área de saúde tem a oportunidade de estar desenvolvendo atividades que extrapolam o cuidado, como a educação em saúde, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

A Equipe do NASF acredita que o projeto “Sala de Espera” irá amenizar o desgaste físico e emocional associado ao tempo de espera por algum atendimento, espera esta que pode gerar ansiedade, angústia, revolta, tensão e comentários negativos entorno dos serviços prestados pelo Ambulatório Municipal.

Levando em consideração a implementação da “Sala de Espera” os profissionais do NASF escolheram como temática de inauguração “OUTUBRO ROSA” o qual tem por objetivo trabalhar a promoção e a prevenção ao Câncer de Mama, pois com o apoio e o engajamento de toda a comunidade é mais fácil e possível combater esta doença.

A secretaria de saúde lembra que o Exame de Mamografia é realizado gratuitamente para mulheres a partir de 35 anos de idade, sendo que este exame é realizado no Hospital e Farmácia de Ronda Alta. As mulheres que tiverem interesse em realizar o Exame devem comparecer no Ambulatório Municipal de Saúde para realizar seu agendamento.