Programa Juventude com Ideais é apresentado aos estudantes do município

27/03/2018

Teve início na manhã de terça feira, dia 27, a sexta etapa do programa municipal Juventude com Ideais. A partir desta data o programa está sendo apresentado aos alunos das escolas, bem como, está sendo feito o cadastro dos participantes. O primeiro encontro ocorreu no Centro Municipal de Eventos com os alunos da Escola Municipal Alberto Pasqualini.

O programa Juventude com Ideais teve início no ano de 2017, com as etapas de formação, treinamento e apresentação aos pais e entidades do município. As atividades de apresentação aos alunos seguem até o dia 09 de abril e as inscrições estão sendo feitas nas escolas até o dia 13. O programa possui uma equipe de gestão a qual vai acompanhar o andamento das avaliações e atividades dos alunos cadastrados.

O objetivo principal do programa é o resgate de valores sociais, preparação dos jovens para atuações críticas em suas comunidades, estimulando o desenvolvimento pessoal e social, investindo no protagonismo juvenil, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, garantindo um espaço de autonomia, valorização da questão étnica racial, gênero e de orientação vocacional.

As apresentações aos alunos está sendo conduzida pelo Palestrante Claudio Olivaes Linhares e pelo Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias e demais integrantes da equipe de gestão do programa.

AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

Para realizar e viabilizar a participação dos jovens no programa, alguns critérios foram estabelecidos para a evolução dos integrantes no programa, como: Média trimestral do boletim curricular; frequência escolar; disciplina; envolvimento em projetos e/ou programas municipais, das escolas e/ou entidades; envolvimento da família no acompanhamento dos filhos e envolvimento em atividades da comunidade.

O Programa possibilitará aos participantes diferentes premiações, que além de motivar a participação dos jovens, possibilita oferecer atividades de lazer e de conhecimento que fará um diferencial na atuação dos jovens na sociedade, nas escolas e no empreendedorismo.

Na categoria esporte e lazer os estudantes poderão ser contemplados com viagens para assistir jogos de futebol das equipes do Grêmio, Internacional e Chapecoense. Já na categoria empreendedorismo a viagem será para polos do empreendedor para visitar empresas do ramo cadastrado pelos jovens no momento da inscrição no programa, e na categoria cultura eles serão contemplados com viagens a Porto Alegre para visitação de pontos turísticos da capital.