Escola e família: união que gera resultados

31/08/2018

Centenas de familiares dos alunos das escolas do município estiveram reunidos em mais um encontro de pais promovido pela Rede de Apoio a Escola (RAE). A reunião ocorreu no CTG Coxilha das Palmeiras na manhã de sábado, dia 25 de agosto. O encontro teve como tema “A linguagem do amor construindo boas relações”.

A atividade teve início com apresentação da Escola Estadual Joaquim Nabuco de Vila Progresso, em seguida a Secretária de Educação e Cultura, Loivani Teresinha Colares acolheu a todos os presentes ressaltando o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos nas escolas e na comunidade. “Estamos felizes em ver o quanto as famílias estão preocupadas e estão participando da vida de seus filhos. Isso demonstra que estamos no caminho certo para ter uma educação de qualidade, tornando o nosso município referência no trabalho desenvolvido, tanto na sala de aula como na comunidade como um todo” afirmou.

A secretária também ressaltou os desafios enfrentados tanto na sala de aula como também no dia a dia das famílias a partir das novas tecnologias. “Atualmente é exigido de nós grande adaptação que nos desafiam a características marcantes como, comprometimento, iniciativa, envolvimento, criatividade de toda a comunidade para tornar as novas tecnologias aliadas à educação” ressaltou.

Os psicólogos do município, Tiago Luis Pezzini e Rosane Alves dos Santos, lançaram reflexões sobre ações para ter a mente saudável a partir das relações entre pais e filhos.  Foram reproduzidos alguns vídeos de crianças e jovens com depoimentos a partir da seguinte questão: “O que você mais gosta em seus pais? ”.

Foram sorteados entre os presentes alguns brindes do Programa Municipal Juventude com Ideais. Além dos familiares, participaram do evento a Promotora de Justiça, Claudia Massing, professores do município e entidades envolvidas na Rede de Apoio a Escola.

O prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, finalizou o evento lançando a campanha junto ao programa Juventude com Ideais “Dê um minuto de atenção ao seu filho”, a ação tem por objetivo chamar a atenção para a questão do uso excessivo do celular pelos pais, considerando que estudos comprovam que isso estimula o mau comportamento em crianças e jovens.

“Com o programa Juventude com Ideais estamos transformando a realidade da nossa sociedade e ver esse local lotado demostra a preocupação dos pais com a vida escolar de seus filhos, através de mais essa ação do programa queremos estimular e alertar para a importância da participação dos pais no dia a dia dos filhos”, afirma.

A partir do lançamento, a campanha será trabalhada ao longo do ano junto ao Programa Juventude com Ideais.