Professores da rede municipal e estadual retomam suas atividades

20/02/2019

Durante a semana professores da rede municipal estadual estiveram reunidos para formação. Entre as atividades desenvolvidas foram realizadas reuniões, palestras motivacionais e de cunho educacional, conversas e preparação para o ano letivo de 2019 que se inicia na próxima semana, dia 25.

A segunda-feira (18) foi marcada por palestras motivacional com Silvair e Andressa Teodoro do instituto Equilibri, no qual trabalharam as emoções do professore e a valorização consigo mesmo. A tarde o professor, Renato Casagrande, discutiu juntamente com os profissionais de educação o “Professor na Contemporaneidade”. A conversa possibilitou refletir sobre o papel do professor nos tempos atuais. “A educação hoje é mais valorizada no discurso do que na prática. Poder trazer essa esperança de que não vamos sair de crise alguma sem educação, sem ensino, pois, o professor é um agente de mudança e transformação”, comenta Casagrande.

Ele diz ainda que a educação é o primeiro passo para um futuro melhor.  A professora Celésia Sandri Bender, que assume o programa Juventude com Ideais comenta que “a educação é o fundamental para uma sociedade, pois é com ela que o ser humano consegue ver as coisas do mundo de forma mais clara. Ela também faz o indivíduo crescer e despertar para a realidade”.

O prefeito em exercício, Claumir Cesar de Oliveira, destacou a capacidade educativa dos professores. “Temos a certeza de que será um ótimo ano letivo para os estudantes e professores, pois acreditamos na capacidade de compartilhar saberes de cada um”, afirma Oliveira.

Na terça (19) foi o dia de formação para as coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais e municipais juntamente com a assessora pedagógica, Patrícia Pacheco e o professor, Rodrigo Rodrigues, ambos do programa União faz a Vida. Neste dia, os painelistas abordaram a educação integral e cooperativa, as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, abordagem baseada em projetos e a concepção de currículo.

A quarta (20) foi de formação para os educadores do ensino fundamental no qual o professor João Luis Coletto da Silva realizou a “Oficina cooperativa: uma proposta educacional a partir das nossas vivências pedagógicas”. A quinta-feira (21) foi de conversas sobre “As relações humanas pelos sentidos: ludicidade e interações na educação infantil” para os professores e auxiliares da educação infantil do município. A conversa foi direcionada pelo professor Rodrigo Corrêa Rodrigues. Já a sexta-feira ficou a cargo de cada escola se organizar da melhor forma possível.

“Tenho a certeza de que o Ideb de nosso município neste novo ano letivo aumentará através do empoderamento dos professores com a educação, e que a aprendizagem dos alunos tenha um crescimento significativo, além de uma formação integral aos professores”, afirma a secretária de Educação e Cultura, professora Loivani Colares. Ela destaca ainda que o professor e o aluno devem iniciar e dar continuidade na caminhada escolar com a mesma energia, vontade e expectativa para alcançar um ótimo resultado no fim do ano.