Professores celebram Dia do Professor

22/10/2019

Os professores da rede municipal e estadual participaram do último sábado, 19, de uma viagem cultural em comemoração ao Dia do Professor, celebrado na terça-feira, 15 de outubro. A viagem foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Programa Juventude com Ideais e Programa União faz a Vida, e contou com a participação de 60 educadores, de diferentes níveis escolares.

O Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador Dom Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, pelo presidente João Goulart.

A viagem cultural teve como destino o município turístico de Ametista do Sul. Lá os professores tiveram a oportunidade de realizar passeio de trem na mina, visita ao museu de pedras preciosas, descida de tirolesa, passeio de triciclo e roda de conversa ao som de músicas ao vivo pelos próprios professores. Os professores tiveram ainda a chance de conhecer o trabalho dos mineiros, ao entrarem em uma mina em atividade, além de conhecer pontos turísticos da cidade, como igreja matriz e pirâmide.

A secretária de educação e cultura, professora Loivani Teresinha Colares, comenta que “é o momento de olhar com amor, carinho e gratidão, para os profissionais de educação que com a intensidade do ensino constrói sonhos em crianças e jovens”. Ela comenta ainda que o professor é uma pessoa que inspira, leva esperança e empreende sonhos nos estudantes, mudando suas vidas e deixando uma marca em cada um deles.

Os professores também ganharam uma garrafa térmica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Programa Juventude com Ideais e Programa União faz a Vida. “Ser professor é muito gratificante. É trabalhar com vidas, com seres humanos, o que requer muita responsabilidade e comprometimento. Ser professor é ser movido pelo amor, dedicação e pela alegria em ver o crescimento das crianças”, declara a professora, Andréia Fátima Cremonini Pieiri.

Texto: Luidy A. L. Roncalio