Reconhecimento pela dedicação

17/12/2019

Viagem foi proporcionada pelo Programa Juventude com Ideais

Na segunda-feira, 16, cerca de 128 estudantes das escolas municipais e estaduais tiveram a oportunidade de conhecer as ruínas de São Miguel das Missões. A viagem teve como objetivo reconhecer os melhores estudantes participantes no Programa Juventude com Ideais.

As ruínas declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pelo UNESCO, em 1983, guardam a história da colonização jesuíta na região das missões, iniciada em 1687.

Em São Miguel, os estudantes puderam conhecer a igreja de pedra e argila, construída para parecer com a igreja sede dos jesuítas na cidade de Roma, Itália, além das ruínas do povoado saqueado durante a guerra da cisplatina em 1828.

Também tiveram a chance de conhecer o museu que abriga obras da época do povo de São Miguel das Missões, principalmente afrescos sacros da igreja dedicada ao santo padroeiro da cidade.

Para a coordenadora do Programa Juventude com Ideais, Celésia Sandri Bender, a viagem foi uma incursão na história do povo Guarani nas terras do Estado, poder conhecer a sua história e a sua luta por liberdade foi maravilhoso. É um lugar que busca até hoje, através do turismo e da rota das missões, manter viva a sua história, com a cruz missioneira, ultrapassando fronteiras brasileiras e atingindo terras paraguaias e argentinas”.

Os estudantes puderam conhecer ainda o Museu Militar de Panambi, que conta a história da Força do Exército Brasileiro (FEB) e a importância do Exército Brasileiro para a nação brasileira.

“A viagem mostra o comprometimento do Programa Juventude com Ideais em reconhecer a dedicação e o esforço os estudantes que ao longo do ano, buscam ser pessoas melhores, com mais respeito, compreensão, comprometimento e ideais de vida, tanto no ambiente escolar, como na família e sociedade”, afirma o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias.

No dia 23 de dezembro, ocorre a premiação do Programa, no qual os estudantes com melhores notas recebem medalha de destaque e os melhores de cada escola a medalha com ideais e um brinde surpresa. A cerimônia de premiação será realizada na Praça Municipal, com início às 19h.

Texto: Luidy A. L. Roncalio