Festa da Uva e Agricultura Familiar é realizada em Três Palmeiras

18/01/2020

Sétima edição reuniu grande número de participantes e encantaram a comunidade

Como forma de valorizar as famílias rurais do município, Três Palmeiras realizou a 7ª Festa da Uva e Agricultura Familiar no último fim de semana, 18 e 19 de janeiro. O evento proporcionado pelo Governo Municipal, com o patrocínio do Sicredi e apoio da Emater/RS – Ascar, Associação Comercial e Industrial (ACI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, encantou a comunidade três-palmeirense e da região com as belezas da comemoração da cultura italiana, germânica e da agricultura familiar.

Os visitantes puderam apreciar e adquirir os produtos de qualidade gerados pelos agricultores familiares durante os dois dias da festa. A solenidade de abertura contou com a participação de diversas autoridades, sendo as soberanas do município, prefeito municipal Silvânio Antônio Dias; vice-prefeito Claumir César de Oliveira; presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Gomes Ferreira; presidente da 7ª Festa da Uva e Agricultura Familiar, Elizete Fátima de Andrade; secretário de Estado de Obras e Habitação, José Stedile, representando o Governador Eduardo Leite; diretor executivo do Sicredi Região da Produção, Marcos Dorigon; gerente da agência Sicredi Três Palmeiras, Rudiberd Schmitz.

A cerimônia contou ainda com a participação do supervisor da Emater/RS – Ascar, Leonir Bonavigo; extensionista rural da Emater de Três Palmeiras, Josiane Bianchi; responsável pela Rota Caminhos da Colônia do Pito, Juliane Hohensee; presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Ademar Berlet; presidente da Amzop e prefeito de Constantina, Gerri sawaris, secretário municpal de Agricultura a Abastecimento, Argel Collet Hohensee; e vereadores de Três Palmeiras.

Na oportunidade foi realizado a entrega dos certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar que autoriza a comercialização em todo território gaúcho. Também aconteceu o lançamento oficial da Rota Turística Caminhos da Colônia do Pito.

Ainda no sábado à noite, foi servido o tradicional jantar que contou com um cardápio variado da gastronomia italiana. Houve ainda apresentações culturais do Grupo de Artes Danças e Andanças que se prepararam exclusivamente para a ocasião e grupo indígena kaigang, no qual ambos mostraram aos presentes a cultura e origem do município. A noite encerou com o show da dupla Junior e Patrick que animaram até a madrugada de domingo.

No domingo houve os jogos rurais da Colônia do Pito, sendo executado para o público presente e para aqueles que se inscreveram previamente ao longo da semana. Ao todo teve oito atividades principais e cinco surpresas que divertiram os visitantes. Para encerrar a sétima edição do evento os presentes puderam apreciar o show da banda Os Cometas.

Nos dois dias do evento quem visitou o evento pode adquirir os diversos produtos da agricultura familiar: embutidos, vinhos, cachaças, sucos, mel, derivados de cana, queijos, panificados, frutas e geleias.

Texto e fotos: Luidy A. L. Roncalio