Município de Três Palmeiras investe em Usina Solar

10/03/2020

Obra contará ainda com instalação de iluminação de LED

Na tarde desta segunda-feira, 09, o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, juntamente com o vice-prefeito, Claumir César de Oliveira, e o vereador Wagner Segalla Flores, assinaram o contrato referente a usina fotovoltaica e iluminação de LED no município de Três Palmeiras. A assinatura realizada na Caixa Econômica Federal de Passo Fundo, garante o investimento de R$ 3.500.000,00 para a construção das obras.

O projeto inovador, garantido pela lei municipal 1.952/2019, conta com o financiamento através do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), e é um dos primeiros no Estado do Rio Grande do Sul relacionado a iluminação totalmente de LED e um dos pioneiros na instalação de usina fotovoltaica própria.

A nova iluminação contará com aproximadamente 700 pontos de LED na cidade e no Distrito de Vila Progresso. Atualmente, são gastos cerca de R$ 12 mil por mês em iluminação pública no perímetro urbano, com a implantação do novo sistema de iluminação esse valor ficará em torno de R$ 4 mil, resultando em uma economia anual de aproximadamente R$ 96 mil.

Além desde benefício, o novo sistema de iluminação irá garantir mais segurança para os morados visto que, as luminárias de LED possuem maior luminosidade, bem como a baixa manutenção que evita substituições constantes e prejuízos. Outro grande benefício do LED em relação as luminárias convencionais, é que ele não possui materiais prejudiciais ao meio ambiente, não emitindo radiação UV e não contendo mercúrio em sua composição. Assim, a tecnologia representa um grande avanço no setor de iluminação possibilitando economia financeira e energética, durabilidade e promovendo a sustentabilidade ambiental.

A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema solar fotovoltaico desenvolvido para a produção e distribuição de energia elétrica. A produção de energia da usina de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica para ser distribuída para a rede.

Com a instalação da usina fotovoltaica de Três Palmeiras, pretende-se reduzir os custos de energia elétrica relacionados ao abastecimento de água, funcionamento dos prédios públicos e iluminação pública. Atualmente, são gastos em média, cerca de R$ 100 mil por mês, aproximadamente R$ 1.120.000,00 por ano, referente a energia elétrica no município. Após a instalação da usina, o custo mensal terá uma redução de aproximadamente 70% do valor, economizando cerca de R$ 70 mil por mês.

O prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, afirma que “com esse investimento, com a nova matriz energética do município economizaremos cerca de 70 mil reais por mês, ou seja, uma economia anual de aproximadamente R$ 800 mil”. Ele comenta ainda que “descontando o valor mensal do financiamento, que é por volta de R$ 50 mil, ainda sobrará aos cofres públicos por volta de R$ 250 mil por ano, em relação ao que gastamos hoje com energia elétrica. Assim poderemos investir mais em saúde, educação, agricultura ou infraestrutura. É dinheiro novo que entrará nos cofres do município.

Outra vantagem da usina fotovoltaica está o fato de que possui como fonte a luz solar: uma forma limpa, renovável e gratuita, além de apresentar vida útil muito longa (mais de 30 anos). Apesar dos parques solares terem um custo inicial alto, o retorno é garantido em poucos anos de atividade.

Texto: Luidy A. L Roncalio