Agroindústrias familiares de Três Palmeiras recebem Selo Susaf

01/04/2020

O município de Três Palmeiras passa a contar com dois estabelecimentos que possuem o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) que permite a comercialização dos produtos de origem animal em todo o estado. As agroindústrias Mel do Vale e Embutidos Pipiri receberam a confirmação da Secretaria Estadual de Agricultura no dia 26 de março de 2020.

A conquista representa que todos os produtos derivados de mel e carne produzidos nas agroindústrias estejam presentes em qualquer município do estado, sendo que até então a venda era limitada. “ Com o Susaf, com certeza vai abrir mais comércio, expandindo nossa produção, também vamos poder divulgar mais nossos produtos”, afirma o proprietário da agroindústria Embutidos Pipiri, Valmir Gomes Ferreira.

A permissão ocorreu após longo processo de fiscalização e organização da documentação, pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Secretaria Municipal de Agricultura, Emater-RS/ASCAR e assessoria da empresa ADMAU (Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai), que presta serviços com responsável técnico médico veterinário.

“Acompanhamos todo o processo de produção, higiene e limpeza, e também são realizadas análises dos produtos que devem estar sempre dentro dos padrões da legislação sanitária”, comenta a médica veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, Angela Maria Gomes.

O trabalho junto as agroindústrias, garante as Boas Práticas de Produção dos alimentos, em todas as etapas, desde a produção, rotulagem, armazenamento e expedição dos produtos prontos e conforme a médica veterinária, Cristina de Fragas, que representa a ADMAU, isso permitiu a adesão ao Susaf.

As agroindústrias Embutidos Pipiri e Mel do Vale foram inauguradas em 2019 através do Programa Municipal Mais Agro, junto com demais agroindústrias de origem vegetal. “Com o Susaf, queremos buscar mais clientes e divulgar nosso produto em todo o Estado, estamos muito felizes com mais essa conquista” afirma o proprietário da agroindústria Mel do Vale, Eloi Hohensee.

“O credenciamento ao Susaf favorece o crescimento das nossas agroindústrias que já são um sucesso desde que foram inauguradas, os produtos da nossa terra agora passam a estar presentes em todo o RS”, salienta o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias.

Por: Adriana Friedrich