Programa Juventude com Ideias cria canal para atendimento psicológico aos estudantes

28/04/2020

O Programa Municipal Juventude com Ideias desenvolvido em Três Palmeiras, está oferecendo atendimento psicológico por telefone aos estudantes das escolas municipais e estadual do município. A iniciativa, “Escuta Me” tem o objetivo de auxiliar nas questões emocionais que envolvem o período de suspenção das aulas durante a pandemia do Coronavírus.

“Na atual situação de pandemia da COVID-19 é comum ter sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e solidão, além de ansiedade e estresse”, comenta a psicóloga Camila Tocollini. O atendimento psicológico é oferecido aos estudantes matriculados nas escolas desde o início de 2019, porém foi interrompido com a suspenção das aulas devido o avanço da pandemia. A iniciativa considera que ainda não há data prevista para o retorno das atividades em sala de aula.

Para o prefeito e coordenador do programa, Silvânio Antônio Dias, “colocamos nossa profissional de psicologia a disposição para atender nossos estudantes que queiram expressar seus sentimentos através de um canal direto via telefone. Queremos estar com nossos alunos nesse momento difícil que estamos vivendo”.

A coordenação do Programa Juventude com Ideais pensou em uma forma de amenizar um pouco os efeitos emocionais da pandemia, realizando atendimento através de ligações telefônicas pelo número (54) 9 8434-7402. Assim, estudantes em situação de vulnerabilidade emocional, que precisem de um acolhimento, de uma escuta especializada podem conversar com alguém especializado. O serviço é exclusivo para estudantes das escolas municipais e estadual do município.

A secretária municipal de educação e cultura, Loivani Teresinha Colares, afirma que os cuidados com a saúde devem ser mantidos e redobrados, e que tudo o que se vive hoje, irá passar deixando grandes lições e conhecimento.

Texto: Adriana Friedrich