Histórico - Município

Em tempos remotos índios habitavam esta terra, a qual era coberta por mata nativa. Na área deste município, passavam tropeiros paulistas que se dirigiam para a região das Missões. É nesse contexto que surgem os primeiros colonizadores, dando início ao povoamento do município, hoje chamado de Três Palmeiras.

O primeiro nome dado ao município foi Colônia do Pito, o qual mais tarde denominou-se Três Palmeiras em função de existir três palmeiras que partiram de um mesmo tronco, no local onde hoje se situa a Rua Treze de Maio, próxima a esquina com a Rua Castelo Branco.

O processo de chegada dos colonizadores teve início por volta do ano de 1912, intensificando-se a partir do ano de 1920, devido ao interesse pelas terras existentes, as quais eram do Estado e de boa fertilidade. As pessoas vinham de municípios vizinhos e dedicavam–se basicamente as atividades agrícolas, com o plantio de feijão, de milho, de arroz, de mandioca, de batata e de fumo. Também se desenvolveu a pecuária como atividade de subsistência.

Os primeiros comerciantes chegaram com a produção de cachaça, um moinho movido a água, casa de comércio, uma sapataria e uma casa de pouso que hospedava tropeiros que se deslocavam do centro sul do país. Quanto ao serviço de saúde à comunidade, os primeiros socorros eram realizados pelo Senhor Buris, considerado farmacêutico, ele providenciava a medicação e dava as informações necessárias. A primeira igreja, construída em 1948, recebeu o nome de Imaculado Coração de Maria, tornando-se a padroeira do município.  As primeiras escolas surgem na Linha Santo Antônio da Serrinha e na Linha Tabuão e na época não existiam escolas públicas e poucas pessoas estudavam, muitas vezes o professor era pago pelas famílias e lecionava nas casas.

Considerando o aumento da população da região e a distância que o separava da sede do município, passou a ser distrito de Três Palmeiras em 24 de novembro de 1965, pela lei Municipal nº43, sendo empossado o senhor Olívio Três, para o cargo de subprefeito. Em 1967, chega o primeiro meio de comunicação, dois telefones de manivela que servia para toda a população.

Com o aumento da população surge a necessidade de emancipação, em 20 de novembro de 1985 elege-se uma comissão emancipadora do futuro município. Após várias lutas e plebiscitos, cria-se em 12 de maio de 1988 o município de Três Palmeiras, pela lei estadual 8.631, desmembrando–se de Ronda Alta.

 

Aspectos Sócio-Econômicos de Três Palmeiras 

A população do município de Três Palmeiras é aproximadamente 4.716 habitantes, conforme o censo 2022,  sendo que 2.357 são do sexo masculino e 2.359 do sexo feminino. Do total da população residente do município, 1900 habitantes residem na zona urbana e 2481 habitantes vivem na zona rural.

No Município predomina o minifúndio, com grandes produção agrícola, tendo o soja, o trigo e o milho como os principais produtos cultivados, sendo significativo também o cultivo da fruticultura: laranja e videiras. Além disso, pode-se destacar as culturas de feijão, cevada e fumo.

A suinocultura e a pecuária também participam significativamente da economia de Três Palmeiras.

 

Região Vitivinícola

Três Palmeiras, região do Alto Uruguai, norte do Rio Grande do Sul, a mais nova região produtora de uvas finas do Brasil.

Neste município foram instalados 20 hectares de vinhedos no ano de 2003, após vários estudos de solo, clima e a cepa ideal para cultivo neste ambiente. Nesta pequena região, consegue-se expressar o verdadeiro terroir, ou seja, a combinação ideal entre solo, clima, variedade de uva e o homem.
Três Palmeiras localiza-se a uma latitude 27º36'53" Sul e a uma longitude 52º50'37" Oeste, estando a uma altitude de 660 metros.

 

Para conhecer um pouco melhor a história do povo de Três Palmeiras acesse: https://www.youtube.com/watch?v=cco7ZIa2cbY&t=240s