Serviço de Inspeção Municipal alerta para cuidados com a saúde

07/11/2022

Como forma de prevenir doenças Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Três Palmeiras tem realizado diversas ações para conscientizar a comunidade sobre a importância de consumir produtos inspecionados. O consumo de carne de animais abatidos sem inspeção sanitária pode trazer diversas doenças, inclusive levar a morte.

A teníase (também conhecida como solitária) e a cisticercose são duas doenças diferentes, mas ocasionadas pelo mesmo parasita em fases diferentes do seu ciclo de vida.  A teníase é causada por um verme achatado que se prende a parede do intestino e pode chegar até 4 metros e pode provocar dores de barriga, vômito, gases, perda de peso, diarreia e mal-estar gástrico. Ela pode ser adquirida quando a pessoa consome carne de gado ou porco com larvas do parasita chamada desse de cisticerco, mal cozida ou cruz, podendo ainda, adquirir através de embutidos (salames, linguiças, entre outros) feitos com carne sem inspeção e contendo as larvas.

Já a cisticercose é a doença causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com solitária e pode provocar dores de cabeça frequentes, convulsões, confusão mental, distúrbios neuropsiquiátricos, hipertensão intracraniana, inchaço, inflamação, dificuldade nos movimentos e ocasionar cegueira.

Como evitar a teníase e a cisticercose: procure comprar carnes com selo de inspeção, não ingerir carne crua ou insuficientemente cozida, lave muito bem frutas e verduras consumidas cruas, use somente água de fontes limpas ou água fervida, filtrada ou tratada para o consumo ou limpeza de alimentos e utensílios, lave as mãos antes das refeições, antes de preparar e comer os alimentos e sempre depois de ir ao banheiro, use corretamente o sanitário e lave sempre as mãos depois de fazer suas necessidades e não use água contaminada com fezes ou esgoto para molhar a horta.