Três Palmeiras decreta situação de emergência devido a estiagem

26/01/2023

O prefeito municipal de Três Palmeiras, Claumir César de Oliveira, decretou situação de emergência devido a situação de estiagem causada pela ausência de chuva em seu território. A medida está disposta no Decreto Municipal Nº 006/2023, publicado nesta quarta-feira, 25 de janeiro.

Conforme o decreto, a situação de emergência se faz necessária em decorrência da ausência de chuvas expressivas nos últimos meses, fato este que compromete as safras de diversas culturas agrícolas, bem como o abastecimento de água em parte do território do município, causando danos humanos e materiais.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) trabalha nas demandas relacionadas ao abastecimento de água, e desde dezembro, realiza o abastecimento de água potável para famílias do interior, nas Linhas Pinheiro e Cachoeira. Também estão sendo atendidas as famílias produtoras rurais que enfrentam a falta de água para o consumo animal.

A situação exige que a população faça o uso consciente de água, adotando hábitos sustentáveis, evitando o desperdício e reutilizando quando possível. O DAE reforça que o apoio da população é fundamental neste período de escassez hídrica.

Através do decreto autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta a situação.