Venha para a 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar

07/01/2014

Três Palmeiras se caracteriza por um relevo de coxilhas, solos bem drenados, pedregosos e de média fertilidade. Devido a proximidade do Rio Uruguai, o ciclo da videira inicia-se alguns dias antes do que nas regiões vitivinícolas tradicionais do Sul do Brasil, conseqüentemente a colheita se dá também algumas semanas antes. Devido a essa precocidade na produção das uvas, as mesmas fogem da época das chuvas dessa região, que ocorrem, normalmente, a partir do mês de abril.

Nos meses de janeiro, fevereiro e primeira quinzena de março, meses de colheita de uvas brancas, tintas precoces e tintas tardias, respectivamente, a região é marcada por fortes estiagens, o que favorece a perfeita maturação de suas uvas, chegando a produzir vinhos com 14,5 % de álcool natural.Também há uma boa amplitude térmica, diferença da temperatura do dia para a noite, chegando a ultrapassar a casa dos 8ºC. Isso favorece as altas intensidades de cor dos vinhos tintos, bem como a perfeita maturação dos taninos da uva.

Agricultura familiar gera mais de 80% da ocupação no setor rural no Brasil. Atualmente a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades.

Em Três Palmeira as propriedades rurais tem como fonte de renda,o setor da bacia leiteira, o cultivo de grãos, a fruticultura e as hortaliças, destacando-se naqualidade e na produção.

Todos os sábados agricultores (as) tem a oportunidade de comercializar seus produtos na Feira da Agricultura Familiar realizada no Centro Municipal de Eventos.

Venha participar nos dias 11 e 12 de janeiro da 4° Festa da Uva e da Agricultura Familiar, organizada pelo Governo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

No dia 11 haverá Jantar Típico Italiano com o seguinte cardápio: Massas temperadas com: salame e rúcula, miúdos, frango, tortei, sacotini, mini pastel, galeto assado, costela de suíno frita, salame cozido, pien, polenta, saladas diversas e pão. Sendo esse cardápio acompanhado de uvas, vinhos e chopp de vinho. Nessa noite haverá apresentações artísticas com Show de Valdir Anzolin, Coral Municipal Italiano, CTG Coxilha das Palmeiras e show com o grupo Italiani In Brasile e ainda grupo de danças típicas.

Dia 12 acontecerá a II Etapa das Olimpíadas Coloniais e para o encerramento show com a Banda Terceiro Ato e Grupo Intalini In Brasile.Três Palmeiras espera toda a região para esse evento.