Você sabia que o município de Três Palmeiras tem adesão ao SUSAF?

06/09/2022

Desde 2019, a Inspeção Municipal tem parceria a Inspeção Estadual através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS). Com a adesão ao sistema, as agroindústrias do município, que se adequam aos padrões estabelecidos nas normativas, poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul.

O SUSAF é um programa que busca garantir qualidade e padrão, na produção, para a comercialização de produtos regionais, sendo um sistema que permite que agricultores familiares gaúchos, registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vendam seus produtos em outros municípios.

Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a esse sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - SEAPDR dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização. Atualmente, o município de Três Palmeiras, têm duas agroindústrias que possuem o selo do SUSAF - uma de embutidos e uma de mel.