Notícia

Escola do Chimarrão participa da programação na Semana Farroupilha

21/09/2022

A semana farroupilha de Três Palmeiras contou com diversas atrações, entre elas a participação da Escola do Chimarrão de Venâncio Aires – RS, a qual chegou no município no sábado, dia 17 e permaneceu até a segunda-feira, dia 19, realizando atividades junto a comunidade.

 O objetivo da participação foi difundir e estimular o hábito saudável do Chimarrão e considerou a realização de projetos voltados a bebida típica dos gaúchos nas escolas do município, através do Programa “A União Faz a Vida”. “Duas turmas da Escola Alberto Pasqualini e uma turma da Escola Pingo de Gente realizaram ao longo do ano a pesquisa de seus projetos envolvendo o chimarrão e com a presença da Escola do Chimarrão realizaram a culminância de suas atividades”, explica a coordenadora municipal do programa, Ana Claudia de Oliveira.

Durante o tempo que estiveram no município a equipe repassou orientações a população sobre o preparo de 36 tipos de chimarrão. Na segunda-feira, 19, as atividades foram voltadas especialmente aos estudantes das escolas do município.

Segundo Rodrigues, durante o mês de setembro a escola está percorrendo diversos municípios do estado, “desempenhamos o trabalho de manter a cultura e a tradição do chimarrão e os benefícios da erva-mate e a nossa surpresa foi quando chegamos aqui e nos deparamos com projetos voltados ao chimarrão, isso foi algo inédito e surpreendente”.