Roda de conversa sobre o Outubro Rosa é realizada em Três Palmeiras

05/10/2022

Na tarde desta terça-feira, 04 de outubro, um grande número de mulheres participou da Roda de Conversa sobre o Outubro Rosa neste mês voltado a prevenção da saúde da mulher. A ação aconteceu no Centro Municipal de Eventos através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Promoção Social, juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu na década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Para o prefeito, Claumir César de Oliveira, “esta é uma data especial para as mulheres pensarem e cuidarem da sua saúde, mas a prevenção não pode ocorrer apenas no mês de outubro, mas sim todo o ano. Nossas unidades de saúde estão de portas abertas para lhes ajudar”. Ele comenta ainda como é bom ver a grande participação de mulheres que valorizam a sua saúde, pois se cuidar é um ato de amor consigo mesmo e com as pessoas a sua volta.

A roda de conversa foi conduzida pela médica, Marisete Nunes, e pela psicóloga, Rosane dos Santos, e contou ainda com depoimentos de mulheres que passaram ou que ainda passam pela doença. “Nosso muito obrigado a todas vocês que compartilharam um pouco desse período em suas vidas, incentivando as outras mulheres a se prevenirem e mostrando que o câncer tem cura”, afirmou o vice-prefeito, Sidemar de Oliveira.

A secretária da Promoção Social, Elizete Fátima de Andrade, também comentou a importância da data, “está é uma data muito importante para nós mulheres, pois a prevenção é a melhor forma de diagnosticar a doença em estagio inicial e assim, facilitar o tratamento. Agradeço a todas que vieram e a toda a equipe que nos ajudou na realização de mais um evento do Outubro Rosa”.