Feira do Livro incentiva a leitura, escrita e cultura

11/10/2022

De 10 a 20 de outubro são realizadas atividades com foco nas crianças e jovens

Teve início na segunda-feira, 10, a Feira do Livro de Três Palmeiras, edição 2022, a qual conta com uma programação até o dia 20 de outubro envolvendo especialmente as crianças e jovens do município. A abertura oficial foi marcada por emoção, homenagens e apresentações. Nesta primeira semana, a Feira do Livro conta ainda com atividades voltadas a semana da criança.

Neste ano, a Feira do Livro conta com a Patrona, professora Sandra Regina Echer, que recebeu homenagem considerando seus relevantes trabalhos realizados em prol da educação de Três Palmeiras. “A leitura desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita. Sinto-me muito honrada e extremamente feliz por esse reconhecimento e espero contribuir para o sucesso e o enriquecimento deste grande evento”, afirmou Sandra.

A homenagem foi entregue pelo prefeito em exercício, Sidemar de Oliveira, prefeito em férias, Claumir César de Oliveira, e secretárias de Educação, Lenir de Fátima Vieira de Vargas, e da Cultura, Loivani Teresinha Colares. Também recebeu homenagem, Marlene Lourdes Balbinot, que foi patrona na última edição do evento.

Durante a abertura oficial do evento foram homenageados os escritores e escritoras do município. Receberam o reconhecimento; Silvair, Andressa, Radassa e Davi Teodoro; Rudimar Risso de Oliveira Junior - R. Junior; Raiana de Oliveira; Silvana dos Santos e Maria Helena Fontoura, bem como a editora Criacionista de Silvair Teodoro. Os escritores e escritoras assinaram seus nomes no Livro de Honras da Biblioteca Municipal Mário Quintana.

Conforme o prefeito em exercício, Sidemar de Oliveira, “parabenizamos aos escritores de nosso município por levarem o nome de Três Palmeiras a tantos lugares e a todos os envolvidos nesse evento que demostra a importância da leitura e os benefícios que ela proporciona a todos nós’’.

Ao final do evento foi apresentada a comunidade, a Escola de Escritores, a qual passou a ser desenvolvida neste ano e busca incentivar a leitura e escrita. Sendo que os atuais membros são: Ana Júlia Oliveira da Costa, Alessandra Pidt Emanuele Damiani, Fabrício Pacheco, Guilherme Faleguski, Helisa Hauenstein, Tatiélli Kopssel e Professora Eloir Maria Cassemiro.

O evento contou ainda com apresentação do Coral Municipal Infanto Juvenil, Doce Encanto e entrega dos certificados aos estudantes formandos do NEEJA do ensino médio. A programação da Feira do Livro conta ainda com apresentação de Danças e Música e Circuito de atividades físicas; Contação de histórias e brinquedos para as crianças. Na sexta-feira, 14, haverá espetáculo teatral com a peça “Peter Pan” durante o dia para as crianças e a noite aberto para a comunidade.

Nos dias 17, 18 e 19 será realizado o Hackathon, voltado aos formandos do ensino fundamental e médio no qual terão um intensivo educacional com premiações e incentivo a pensarem soluções tecnológicas e no dia 20, mostra de Inovações, tecnologias e robótica.

Texto e fotos: Adriana Friedrich/Assessoria de Imprensa