Notícia

Estudantes participam do 1º Hackathon com o tema Cidade Educadora

20/10/2022

Nos dias 17 e 18 de outubro os estudantes formandos do ensino fundamental e médio das escolas de Três Palmeiras participaram do 1º Hackathon, evento com o tema cidade educadora, no qual os estudantes apresentaram projetos pensados como alternativas para resolver ou amenizar problemas presentes na sociedade. A atividade foi promovida pela secretaria da educação e conduzida pelo Instituto Inovação e realizada no Centro Municipal de Eventos.

Os formandos das quatro escolas de ensino fundamental e médio foram divididos em grupos. Eles escolheram os temas a serem trabalhados e após pesquisaram sobre a proposta, afim de apresentar uma alternativa, como uma forma de “solução” ao problema social. Os grupos apresentaram seus trabalhos ao final do evento, sendo avaliados por uma banca de jurados composta por pessoas da comunidade.

Para a secretária da educação, Lenir de Fátima Viera de Vargas, “ foi uma atividade muito interessante, pois através do trabalho em equipe nossos estudantes criaram ideias educativas e inovadoras pensadas em fazer a diferença na comunidade, fui surpreendente a capacidade e vontade de nossos estudantes em pensar nosso município como uma cidade educadora”, afirma.

Os projetos apresentados foram voltados a temas como saúde, esporte, alfabetização de pessoas idosas, combate as drogas, consumo consciente e apoio aos jovens. As propostas contaram com ideias voltadas a tecnologias como a criação de aplicativos.

A competição saudável contou com a participação de sete grupos sendo que os três mais pontuados pelos jurados receberam certificados de participação e o primeiro colocado recebeu uma premiação.