Três Palmeiras sedia Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes

20/10/2022

Na tarde de quarta-feira, 19 de outubro, foi realizada em Três Palmeiras a Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes com a participação dos municípios de Três Palmeiras, Trindade do Sul, Entre Rios do Sul e Gramado dos Loureiros. O evento reuniu autoridades, usuários dos serviços dos Centros de Referência em Assistência Social dos quatro municípios, representantes de entidades e comunidade em geral.

O tema do evento foi a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de COVID-19: violação e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito a diversidade.

A abertura oficial do evento contou a participação dos prefeitos, Claumir Cesar de Oliveira de Três Palmeiras e Elias Miguel Segalla de Trindade do Sul, do presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Três Palmeiras, Lucas Aguirre Pulter, da Secretária da Promoção Social, Elizete Fátima de Andrade, da Coordenadora do CRAS de Gramado dos Loureiros, Alexandra Giordani Batista, do Presidente do Comdica de Trindade do Sul, Ricardo Adilio dos Santos e da Presidente do Comdica de Entre Rios do Sul, Maristela Araldi Czarnobay.

As crianças e adolescentes do projeto, Anjos do Futuro, realizaram uma apresentação artística musical com material reciclável. Também foi realizada uma apresentação com participantes de cada município, demonstrando o tema do evento. Após a abertura, ocorreu a divisão dos participantes em grupos com discussão dos eixos voltados ao tema principal.

Foram levantadas questões voltadas a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes aos jovens, participação social mais integrada dos jovens, internet de qualidade nos espaços educativos, melhorias nos equipamentos pedagógicos das escolas, melhorias nos equipamentos do conselho tutelar, maior oferta de vagas para crianças de zero a três anos e turno integral em todas as escolas. As propostas levantadas no evento serão levadas a Conferência Estadual.