Cultura alemã é celebrada na Deutsch Fest do Distrito de Vila Progresso

08/11/2022

No sábado, 05 de novembro, foi realizada no Distrito de Vila Progresso a Deutsch Fest – Festa Alemã. O evento teve início às 13h30 e se estendeu até a noite com grandioso Baile do Chopp.  A Deutsch Fest aconteceu com o objetivo de reunir as famílias, resgatar as tradições e fortalecer os valores da cooperação, da integração, do reconhecimento da história dos antepassados que deram início a comunidade.

Um grande público participou da programação com momentos de apresentações culturais, desfile temático, música, dança, brincadeiras, jogos germânicos, comidas típicas, artesanato e chopp. Todas as atividades evidenciaram a alegria e a união da comunidade que preserva e tem orgulho de sua origem. O evento foi realizado através de uma iniciativa da Associação das Lideranças do Distrito de Vila Progresso e da Prefeitura de Três Palmeiras.

As atividades tiveram início no monumento Fritz e Frida com desfile temático o qual contou com a participação de muitas famílias que representaram a cultura alemã e foi conduzido pela Banda Marcial do município. No salão da comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi realizado momento de oração e apresentações da Escola Joaquim Nabuco, Corais Municipais, Grupo de Ballet e Jazz, Grupo de Dança da Terceira Idade, além de muita música e dança com a Banda Sonho de Guri.

Para o presidente da Associação, Elias Grams, “foram momentos de muita alegria para a comunidade do Distrito de Vila Progresso, ficamos gratos por todos que ajudaram na realização da festa e a todos os visitantes que participaram desse evento que teve a sua primeira edição. Agora vamos nos organizar para a próxima Deutsch Fest”.

Também durante a tarde foram realizados jogos germânicos, comercialização e mostra de artesanato, brinquedos infláveis para as crianças, além da comercialização de comidas típicas e bebidas. “Achei muito interessante as frases em alemão, as apresentações, a união dos grupos que se apresentaram, as roupas, como as pessoas estavam enfeitadas se divertindo.  Parabéns ao pessoal da Progresso por essa festa, por que é algo que une a comunidade, isso é muito bonito, que as próximas sejam ainda maiores”, comenta Rosalva Gavião, que reside na Alemanha há 12 anos. A noite aconteceu no Ginásio da Comunidade o Baile do Chopp, animado pelas Bandas Integração e Grupo Vaneraço, lotando o espaço com público de toda a região.

Conforme o prefeito, Claumir Cesar de Oliveira, “é maravilhoso poder festejar a cultura presente em nosso município, que orgulho para nós como gestores estar à frente do poder executivo e poder contribuir um pouco na realização dessa festa. Parabéns a comunidade do Distrito de Vila Progresso, pela organização, por proporcionar esse momento histórico em nosso município. Tenho certeza que essa foi a primeira de muitas edições da Deutsch Fest”.

Para sua realização, o evento contou com o patrocínio de diversas empresas sendo Patrocinador Master: Banrisul, CK Chiamentti e Kraemer Engenharia, Materiais de Construção e Pré-Moldados e Loteamento Progresso; Patrocinador VIP: Cimentrês, Agrototal, Metalúrgica Zimermann, Carol Livraria e Papelaria, Cresol, Tartaro Energia Solar e Comercial Grando e como Patrocinador Especial: Posto Amigão, Cotrisal, Sicredi, Tonello Agropecuária, Lojas Becker, Grupo FSTO – Funerária Santo Antônio, WF Instalações elétricas, Empório Café, Laticínios Frizo, Agropecker, Farmácia Três Palmeiras e Mandaká; além de diversas empresas apoiadoras.