Três Palmeiras realiza o 1º Fórum Regional de Inovação

18/11/2022

Nesta quinta-feira, 18 de novembro, o município de Três Palmeiras realizou o 1º Fórum Regional de Inovação para discutir a importância da inovação para impulsionamento das cidades e das regiões. O evento aconteceu no Centro Municipal de Eventos e reuniu um grande número de participantes, entre eles, o prefeito, Claumir César de Oliveira (Magal), o vice-prefeito, Sidemar de Oliveira (Sidão), o presidente do legislativo, João Adélcio Flores Rigo, além de prefeitos e demais autoridades da região.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação, tendo sua abertura feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin. O prefeito Magal ressaltou a importância do poder público como vetor para o desenvolvimento e apresentou Três Palmeiras como Cidade Educadora, título conquistado pelo município junto a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

“O desenvolvimento de um município e de uma região só acontece quando as autoridades se tornam um vetor para incentivar, fortalecer e inovar em ações que pensam o bem comum de todos. Diante disso, nós enquanto Administração Pública, temos o dever e o compromisso de inovar cada vez mais, para garantir um progresso constante sem deixar de lado a qualidade de vida da população, que está associada a sustentabilidade e preservação da natureza”, destacou o prefeito, Magal.

Em seguida, a secretária municipal de Educação, Lenir de Fátima Vieira de Vargas, apresentou os pilares que tornam um município uma Cidade Educadora. O coordenador técnico de Educação da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Dr. Itamar Baptista Chagas, destacou que uma gestão da educação com foco na inovação traz grandes benefícios para o município ao aperfeiçoar e inspirar as pessoas.

A presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Caroline Vidal e o presidente do Instituto Inovação, Joel Adriano Maciel, abordaram o papel da inovação no desenvolvimento local. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, apresentou o projeto DNA Empreendedor realizado no município. O painel “O Estado como Indutor do Desenvolvimento – Linhas de Financiamento” foi apresentado pelo superintendente de Venture Capital e Inovação do BADESUL, Gabriel Vital.

Para a secretária de Educação, Lenir, “uma educação inovadora contribui para que os estudantes tenham um aprendizado de qualidade, com atividades inovadoras. Uma cidade educadora se faz com responsabilidade na educação, na cidadania e na transformação da cidade num espaço de respeito pela vida, pela diversidade, com a construção da comunidade, de uma cidadania livre, responsável e solidária”.

Também foi realizada a assinatura do termo de convênio com a Associação Comercial e Industrial de Três Palmeiras franqueando a gestão de estudantes estagiários e programas de capacitação. Na oportunidade foi lançado o 1º edital de Inovação Cultura Maker e do concurso da Escrita pela Inovação na Educação através da Escola de Escritores.

O prefeito Magal e a secretária Lenir também anunciaram a construção do Centro de Inovação que irá proporcionar às pessoas e às empresas do município e da região mais oportunidades e inovações, preparando muitos jovens para o futuro, e que irá gerar mais crescimento e qualidade de vida.