Diversas obras são inauguradas na Escola Indígena Fag Ror

17/07/2023

Na manhã desta segunda-feira, 17 de julho, o prefeito Claumir César de Oliveira, juntamente com o cacique da Terra Indígena Serrinha, Márcio Claudino, realizaram a inauguração da oca, cisterna e horta na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Fag Ror. A oca busca preservar e valorizar a cultura kaingang dos estudantes e de toda a comunidade escolar; a cisterna tem capacidade para 20 mil litros de água de chuva e é destinada para o abastecimento dos banheiros da escola, além de ser usada na limpeza de toda a escola; e a horta irá fornecer verduras e legumes para a alimentação dos alunos, e conta com o apoio da Cotriserra (cooperativa presente na comunidade).

Para o prefeito, Magal, “agradecemos a parceria que temos com a liderança indígena e que fez a diferença para a realização dessas importantes obras para toda a comunidade escolar e para o povo indígena, com a valorização e preservação da história e da cultura através da oca”. Ao todo foram investidos R$ mil nas obras que contribuem para a qualidade do ensino e manutenção da escola.

O cacique, Márcio, também destacou a importância das obras, e agradeceu a administração pública por valorizar a comunidade e buscar sempre melhorar o local e a qualidade do ensino das crianças e jovens estudantes. O evento contou ainda com a participação da secretária municipal de Educação, Lenir de Fátima Vieira de Vargas, do diretor da escola Fag Ror, Alvacir Boza, lideranças da comunidade, professores e alunos.