Prefeitura realiza a castração de 150 animais em Três Palmeiras

02/01/2024

A Prefeitura de Três Palmeiras realizou ao longo do ano de 2023, 150 castrações em cães e gatos com o objetivo de reduzir o número de animais em situação de rua no município. Os animais de rua, semi-domiciliados – no qual alguém alimenta, porém permanece na rua; ou adotados, foram encaminhados a uma clínica especializada para realizações as castrações em machos e fêmeas.

A ação foi feita através do Programa Melhores Amigos do Governo do Rio Grande do Sul. Os benefícios da esterilização envolvem tanto a saúde do indivíduo quanto a da população em geral, uma vez que, com a castração, diminui-se o número de animais abandonados nas ruas e a transmissão de diversas doenças zoonóticas e infectocontagiosas dos animais.

“Agradeço a todas as pessoas que contribuíram para que esta ação fosse possível. Aquelas que se dispuseram a recolher e cuidar dos animais antes e após os procedimentos, aquelas que realizaram as viagens até Constantina, e a toda a comunidade que nos auxiliaram nesta importante ação”, afirma o prefeito, Claumir César de Oliveira.

Para a diretora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Elizandra Florêncio de Moraes, que acompanhou os animais, “o programa Melhores Amigos chegou e cumpriu seu propósito de cuidados e atenção com nossos animais. Muitas foram pessoas envolvidas e se dispuseram a colaborar nesta causa tão relevante, e com isso um trabalho grandioso aconteceu, nosso obrigado a todos”.