Governo Municipal de Três Palmeiras auxilia agricultores na produção de Silagem

12/02/2014

A silagem está consolidada como excelente opção de volumoso para a dieta dos animais, principalmente devido à vantajosa relação custo-benefício quando comparada a outros alimentos nas propriedades. A pratica de estocagem de alimentos para animais é comum e relatada desde o principio da pecuária. Graças à evolução, modernidade e tecnologia, torna-se cada vez mais comum a produção de alimentos como a silagem de milho e outros. Três Palmeiras produz mais de 1000 ha de silagem/ano.

Até pouco tempo a produção era realizada com forrageiras, transportada em carroças de bois, socada com toneis, tubos, e com os pés. Com a ensiladeira tratorizada, com carretas agrícolas basculantes, melhorou muito a qualidade da silagem, e as condições de produção da mesma. Com o aumento do rebanho nas propriedades, consequentemente o aumento da produção de leite e carne, propriedades com potencial, se destacam e investem na atividade, com demanda muito maior de comida para estes animais.

Produzir alimentos, silagem, feno, pastagens e grãos se tornou um problema para estas propriedades pela dificuldade de produzir, por exemplo, silagem em grande quantidade com maquinas de baixo rendimento.

No ano de 2013 o Governo Municipal de Três Palmeiras, através da secretaria municipal de agricultura iniciou o incentivo aos pequenos produtores do município, com ajuda de custo de até 50% na produção de silagem e plantio de culturas para produção da mesma.

Preocupado também com estes produtores, o governo municipal fez parceria com empresa particular, e custeia ate 30% do valor cobrado pela maquina ensiladora de forragem automotriz, que produziu em 8 dias de trabalho em torno de 200 há de silagem com produção superior a 10.000 tn silagem de ótima qualidade, pelo favorecimento do clima e pelo ótimo desempenho da ensiladeira.

Para o secretário de Agricultura, Oldonei Santin, o incentivo nesta pratica garante aos agricultores menos custo de produção, tornando a atividade mais rentável, onde a produção de leite e carne é ainda é uma alternativa excelente para manter nossos agricultores no campo.

Por: Adriana Friedrich