Com a Viabilização do Governo Municipal de Três Palmeiras Curso Técnico em Agropecuária torna-se realidade

19/03/2014

Na última terça feira, dia 11 de março, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio José Antonio Ferronato importante encontro sobre o início das aulas do Curso Técnico em Agropecuária. Participaram autoridades, alunos, pais e comunidade escolar.  Esteve presente representante da 39° CRE de Carazinho Lisete Barlete Pereira, Coordenador adjunto do Pronatec Campus Sertão Emerson Oliveira, Prefeito Municipal Silvânio Antônio Dias, Secretária Municipal de Educação e Cultura Loivani T Colares, Secretário Municipal de Agricultura Oldonei Santin e diretoras das escolas estaduais do município de Três Palmeiras.

Em janeiro de 2013 deu-se o primeiro passo para realizar o grande sonho do prefeito Silvânio e de muitos jovens e suas famílias.  Foi criado um grupo de estudos para viabilizar a “Escola Técnica de Três Palmeiras”, uma unidade remota do Instituto Federal de Sertão. Para esse grupo foi formada uma equipe com representantes das escolas estaduais, comércio, sindicato e comunidade. Foram convidados os professores Oldemar Kossmann, Lourdes Marlene Balbinot e Clari Grando além das diretoras das escolas estaduais Lucia Ana Saugo Bender e Roseli F Peretti, bem como a Secretária de Educação do Município Loivani T Colares, coordenadora de Ensino Elizete de Andrade e a professora Lenir Vargas, Secretário de Agricultura Oldonei Santin, representante da Emater e o Gerente da Cotrisal Adilio Schimitt Pereira  essas e demais pessoas contribuíram para que esse projeto tivesse andamento contribuindo fortemente para a liberação deste curso para Três Palmeiras.

Nesse período foi realizado diálogo com o diretor Geral da Instituição Professor Lenir Antonio Hannecker sobre a viabilidade da concretização do sonho de realizar cursos técnicos no município. Começaram-se contatos com a reitora do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, Claudia Schiedek e com a 39° CRE, várias reuniões foram realizadas na sala do prefeito municipal e através desse grande esforço podemos dizer que hoje esse grande sonho torna-se realidade.

Segundo o prefeito Silvânio os jovens e comunidade trespalmeirense tem muito a comemorar pois essa é uma grande oportunidade que esta a disposição no nosso município, que entrará para a história de Três Palmeiras. “Momento esse que lembraremos com muita honra e orgulho em um futuro breve, pois teremos jovens e adultos, saindo do ensino médio com uma profissão na mão, preparados para entrar no mercado de trabalho, ser empreendedor, ajudar as famílias do campo a evoluírem constantemente em seus negócios, gerando oportunidades de renda e de melhoria de vida” revela Silvânio.

Três Palmeiras entra para a história da região, por se destacar no ensino profissionalizante, graças a uma parceria do Município, o Estado e a Federação, através da Prefeitura Municipal, das escolas estaduais José Antônio Ferronato e Joaquim Nabuco e do Instituo Federal de Educação.

“Nossos filhos, amigos, conterrâneos poderão ter o privilégio de cursar o Curso Técnico em Agropecuária em Três Palmeiras e ser diplomado Pelo Instituto Federal de Educação” afirma Silvânio.

Uma turma de 30 alunos tem previsão de iniciar as aulas no dia 14 de abril, as pré-inscrições já foram realizadas nas escolas, sendo que no período de 18 a 21 de março haverá a sistematização das inscrições e no dia 22 será realizado sorteio público na Escola José Antonio Ferronato. Conforme a legislação o município gestor deve abrir vagas aos municípios de abrangência, sendo que Ronda Alta e Trindade do Sul também tem a possibilidade de participar do curso. As praticas serão realizadas em propriedades, indústrias e comércio do município.