Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente é criado no município

04/04/2017

Ao realizar a declaração de imposto de renda (IR), agora o cidadão trespalmeirense pode doar até 6% de seu imposto devido para o Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

Trata-se de um fundo especial criado para captar recursos que serão destinados especificamente para área da infância e adolescência, tendo a finalidade específica de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias.

Os interessados em contribuir devem seguir os passos:

Passo 1 - Calcular o valor máximo de sua restituição. Pessoa física, o valor máximo dedutível é de 6% do Imposto de Renda Devido. Apenas os optantes pelo Formulário Completo podem usufruir da renúncia fiscal.

Passo 2 - Escolher o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente para o qual você destinará os recursos. Em Três Palmeiras o fundo possui a conta: Banrisul Ag: 1079 Conta: 04.037840.0-5 e o CNPJ: 22.652.299/0001-00.

Passo 3 - Depositar o valor na conta do Fundo. Os depósitos deverão ser efetuados dentro do exercício fiscal, ou seja, até 31 de dezembro do ano corrente. Para fazer o depósito, são necessários os dados da conta bancária e o CNPJ a que a conta está vinculada. O CNPJ também será importante na hora de preencher a Declaração de Imposto de Renda. Antes de efetuar o depósito, faça um contato com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente responsável pelo Fundo para confirmar os dados.

Passo 4 - Fazer contato com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e solicitar o recibo da doação. Para isso, informe seu dados (nome, endereço completo, valor do depósito e CPF). Este recibo será o comprovante da destinação junto à Receita Federal.

Passo 5 - Ao preencher sua Declaração de Imposto de Renda, informe a destinação realizada ao Fundo. Há um campo no formulário onde você deverá informar a data, o valor e o CNPJ do Fundo onde recurso foi depositado. Assim que os dados forem inseridos, o próprio programa da Receita Federal já considera, automaticamente, a renúncia fiscal.

Mais informações podem ser adquiridas nos escritórios de contabilidade do município. Escritório Contábil Chiamentti, telefone: 3367 1098 e Escritório Contábil Algaier telefone: 3367 1069.