Comemorações ao Outubro Rosa são marcadas por emoções

29/10/2019

Atividades trouxeram exemplos de superação

Na noite da última terça-feira, 29, diversas mulheres participaram da “Caminhada pela Vida” alusiva ao Outubro Rosa, mês que o mundo inteiro se volta para a prevenção do câncer de mama e útero. A ação foi desenvolvida pela Secretária Municipal de Saúde de Três Palmeiras e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Promoção Social.

O evento que reuniu numerosas mulheres teve início às 19 horas, com a saída da rodoviária até o Centro Municipal de Eventos, no qual continha a exposição fotográfica “Vencedoras”, que tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e promover o aumento da autoestima de mulheres em tratamento. “Foi algo lindo, motivo de alegria e libertação. Durante o tratamento sentimos muita tristeza e ansiedade. Vendo as fotos, vejo a superação e a vitória que tive. Ver essas mulheres é ver exemplos de superação e motivação para seguir em frente”, afirma a participante do ensaio, Teresinha Aparecida Chiamentti.

Ela comenta ainda que a família e os amigos são essenciais para lutar contra a doença, o ânimo proporcionado por pessoas que lhe apoiam faz com que a batalha não seja tão dura e tão desanimadora. Ao todo 13 mulheres que passaram ou estão em tratamento da doença aceitaram o desafio e tornaram-se inspiração e exemplo de superação, força de vontade e amor à vida.

Para Veronice Dalabona, que fez parte do ensaio, “é gratificante fazer parte desta ação. No dia das fotos me senti uma princesa, deixei o medo de lado para que pudesse mostrar para outras mulheres que o câncer tem cura”.

Na oportunidade também foi realizada uma roda de conversa entre os participantes e os profissionais da saúde, no qual as mulheres tiveram a chance de compartilhar sua história e tirar dúvidas sobre questões que envolvem a doença. A exposição fotográfica, agora começa uma rota itinerante, sendo exposta em diversos locais do município, a fim de conscientizar sobre a importância da prevenção e para mostrar que a doença tem cura.

Texto: Luidy A. L. Roncalio

Foto: Adriana Friedrich