Rota Caminhos da Colônia do Pito é lançada em Três Palmeiras

18/01/2020

Roteiro busca mostrar as belezas do município e estimular o lazer

Na noite do último sábado, 18, foi aconteceu o lançamento oficial da Rota Caminhos da Colônia do Pito no município de Três Palmeiras. A cerimônia realizada durante a 7ª Festa da Uva e Agricultura Familiar mostra a diversidade de lugares que a rota abrange e contou com a veiculação do vídeo institucional do roteiro turístico.

A Rota Caminhos da Colônia do Pito apresenta a gastronomia e a beleza da agricultura familiar além de mostrar a diversidade e a qualidade dos produtos produzidos em solo três-palmeirense. Seu nome relembra a origem de Três Palmeiras, quando ainda era apenas um povoado e tornou-se cidade. Ao todo nove destinos poderão ser conhecidos e apreciados pelos visitantes: Agroindústria Embutidos Pipiri, Agroindústria Mel do Vale, Agroindústria Pão Doce, Agroindústria Sabores da Cana, Moinho Colonial Beutler, Vinícola Antônio Dias, Vinícola Louscher, Castello di Pietra e Agroindústria Neumann.

Para a responsável pela rota, Juliane Hohensee, “a rota foi criada para mostrar as potencialidades do nosso município. O passeio oportuniza apreciar a natureza, conhecer os produtos comercializados pelas agroindústrias, as quais acolhem os visitantes com uma saborosa degustação”.

Entre a variedade de produtos ofertados as pessoas encontram-se: embutidos de carne suína e derivados, geleias, conservas de vegetais e frutas, mel, vinhos, sucos, cachaças, espumantes, panificados, derivados de cana de açúcar, farinhas coloniais, arroz descascado, pizzas e acompanhamentos.

A rota é uma iniciativa do Governo Municipal e faz parte do Programa Mais Tur, que visa incentivar o turismo em Três Palmeiras e do Programa Mais Agro que fomenta a instalação de agroindústria familiares e a geração de renda as famílias do campo. Conta ainda com o apoio da Emater/RS – Ascar e Câmara Municipal de Vereadores. Como forma de avaliar a qualidade dos produtos, o atendimento e o atendimento, aconteceu no dia 11 de janeiro, o roteiro teste realizado por diversas pessoas, na qual puderam apreciar a gastronomia e conhecer a história de cada agroindústria, vinícola e restaurante.

Para o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, “ cada ponto da Rota Caminhos da Colônia do Pito faz com que o visitante possa conhecer a cultura de Três Palmeiras através dos diversos produtos produzidos em nossa terra. A rota possibilita ainda o crescimento e o desenvolvimento do município além de gerar renda as famílias rurais”.

Texto: Luidy A. L. Roncalio